Educativo
2024


Navegue pela SP–Arte por meio de audioguias temáticos. Elaborados e narrados por especialistas, o conteúdo propõe uma experiência imersiva que permeia artistas e trabalhos dos projetos expositivos da feira. Ouça antes, durante ou depois do seu passeio.

Escute aqui


Apresentando a 20a SP–Arte, por Felipe Molitor

O audioguia faz um resumo da edição comemorativa de 20 anos de SP–Arte, apresentando como acontece a organização da feira e os destaques da edição. Além disso, o audioguia traz curiosidades sobre a história e bastidores do evento.

Um modernismo para deglutir, por Giancarlo Hannud

 

Partindo da década de 1920, o audioguia busca pelos “acepipes, pitéus e quitutes” da produção artística brasileira daquele período até chegar aos anos 70. Neste roteiro, o modernismo brasileiro surge importando as linguagens formais do exterior, mas, ao encarar suas próprias contradições, torna-se multifacetado, jorrando o gozo da alegria em meio à dor.


Salvando a vida que é sua: a criação de seus próprios modelos, por Renata Felinto

Assim como na obra “Em busca dos jardins de nossas mães: uma prosa mulherista”, da escritora norte-americana Alice Walker, o audioguia investiga a importância das referências para artistas da afro-diáspora. No roteiro estão criadores/as que permitiram-se a liberdade e o desafio de enunciar seus próprios paradigmas conceituais, temáticos e estéticos, rompendo barreiras nas produções contemporâneas de seu segmento étnico-social.


Natureza, corpo e paisagem na produção feminina contemporânea, por Thais Rivitti

Um passeio por obras feitas por artistas mulheres que escolhem a relação com a natureza como motor de suas pesquisas. Neste audioguia as linguagens são múltiplas, mas as perguntas se mantêm constantes. Como respeitar as formas de vida não humanas? Como agir e transformar o mundo sem recair em relações de exploração? Como valorizar as atividades ligadas ao cuidado e manutenção da vida?


Saturado de imagens, limpamos os olhos para (re)ver pela primeira vez, por Victor Gorgulho

Este audioguia propõe um percurso em que a experiência de circulação pela feira de arte – usualmente pautada pelo excesso de estímulos e por uma rarefeita absorção dos trabalhos de arte ali expostos – seja substituída por uma caminhada mais lenta, pontuada por pausas, respiros e brechas convidativas à reflexão por parte do público visitante.