Picks 365: João Paulo Siqueira Lopes

14 jun 2019, 15h55

Já são cerca de mil obras cadastradas na SP-Arte 365a plataforma digital da SP-Arte que conecta as galerias e os interessados em arte.

O art advisor João Paulo Siqueira Lopes, fundador da Act. Art Consulting Tool, participa do Picks 365 com comentários sobre suas cinco obras favoritas disponíveis em nosso site.

Confira!


Jac Leirner

“Middle East”, 2016 (Fortes, D’Aloia e Gabriel)

“Jac Leirner é uma artista com grande percurso e uma carreira de reconhecimento internacional. Recentemente, ganhou o prêmio alemão Wolfgang Hahn, concedido pelo museu Ludwig, de Colônia, sendo a primeira brasileira a ser homenageada”.



Rubem Valentim

“Emblema 72”, 1972 (Ronie Mesquita Galeria)

“Um dos mais importantes concretistas brasileiros, suas obras vêm ganhando cada vez mais atenção do público, apesar de tardiamente. Em suas telas, Valentim se inspirava pelas raízes culturais da Bahia e seus ancestrais africanos, e aprendeu a pintar de forma autodidata”.



Antoni Tàpies

Sem título, 1970 (Bergamin & Gomide) 

Falecido em 2012, o artista catalão possui uma obra de enorme importância, que integra uma geração que produziu entre as vanguardas da segunda metade do século 20. É um artista de peso histórico, que recebeu recentemente sua primeira individual em uma galeria brasileira”.



Anna Bella Geiger

“Burocracia”, 76-85 (Murilo Castro Galeria)

“Das diversas facetas da obra de Anna Bella Geiger, a pintura é uma das mais interessantes. Principalmente as produzidas entre as décadas de 1970 e 1980, que carregam muito do discurso político de seu trabalho, de forma geral, misturado à questões sobre a imagem e, em certos casos, um apelo mais estético”.



Pedro Escosteguy

“Vampiro do rabo preso”, 1968 (Galeria Superfície)

Nascido em Santana do Livramento, no Rio Grande do Sul, Pedro foi um dos principais idealizadores do movimento de arte política brasileira, nos anos 1960, e possui uma produção múltipla. Apesar de não ser tão reconhecido pelo público geral, trabalhou com artistas como Antonio Dias, Antonio Manoel, Rubens Gerchman e Carlos Vergara e participou de exposições históricas, como a famosa ‘Nova objetividade Brasileira’ (1967) e ‘Opinião 65’ (1965), além da 8ª e 9ª Bienal de São Paulo”.



Sobre o Picks 365

Em uma coluna quinzenal, colecionadores, art advisors e formadores de opinião indicam e comentam obras cadastradas em nosso site.


Artistas Relacionados