Bem-vindos à SP—ARTE 365

14 mai 2019, 14h59

Colecione arte diretamente pela SP—ARTE.COM! A partir deste ano, oferecemos uma nova funcionalidade: um perfil customizado dentro da plataforma, que permite a criação de uma coleção digital, com obras, artistas e galerias favoritos.

Transformar essa seleção eletrônica em uma coleção física também ficou fácil: apenas um clique em “Contactar galeria” – botão presente em todas as obras cadastradas – permite o começo de um relacionamento com a galeria representante do artista, ou a solicitação de mais informações através de um chat online.


O que a plataforma oferece?

Um leque com mais de 900 obras, livros e peças de mobiliário foram cadastradas no site por galerias de arte e design que passaram por nossos tradicionais eventos, a SP-Arte e a SP-Foto. No entanto, o site funciona para além de um catálogo online das feiras, ao exibir uma vitrine do que há de mais interessante no mercado de arte moderna e contemporânea ao longo de todo o ano, e não apenas nos períodos dos eventos.

Dentro desse universo, o usuário pode conduzir uma busca inteligente que leva em consideração informações como preço, linguagem artística e período da obra. Aos interessados no corpo de trabalho de um único artista, o site compila páginas específicas, com obras, galerias e exposições daquele determinado nome.

O usuário é ainda convidado a fazer um cadastro online, em que informará qual seu interesse dentro da plataforma, como estilos, movimentos, artistas e valores disponíveis para investimento em obras de arte. Dessa maneira, o site apresenta – através de algoritmos inteligentes – um acesso personalizado, com as opções que mais se encaixam com o perfil descrito.


Por que acessar a plataforma?

A SP-Arte é tradicionalmente conhecida pela organização da maior feira de arte da América Latina e da principal feira de fotografia do Brasil. Entendemos que a compra de obras de arte pressupõe o contato físico, a percepção de materiais e texturas e uma certa empatia presencial com a pesquisa do artista, mas uma importante parte da decisão de compra nesse setor vem se transferindo para o ambiente digital, especialmente entre jovens colecionadores.

De acordo com o Hiscox Online Art Trade Report 2019, mais Millennials (nascidos entre os anos 1980 e 1990) compraram arte no último ano por plataformas digitais, e 79% deles compraram mais de uma vez. Novos compradores do mercado de arte também estão mais engajados: 36% compraram online em 2018, um crescimento em relação ao ano anterior, quando esse número girava em torno de 31%. Já o impacto das redes sociais vem se consolidando: 43% de jovens colecionadores (e 34% de todos os entrevistados) disseram que as redes sociais influenciaram suas decisões de compra de obras de arte.

Agora, nossa plataforma digital permite que os mundos on e offline se relacionem de maneira integrada, gerando boas oportunidades para colecionadores e galerias, assim como oferecendo uma ferramenta especializada para o público em geral. A intenção não é (e nem seria possível) substituir o contato físico por um botão eletrônico, mas facilitar relacionamentos em torno da produção e comercialização de obras de arte no Brasil.