Arte e tecnologia: uma revolução em curso

A curadora e jornalista Ana Carolina Ralston organiza, na 17ª edição da SP–Arte, uma exposição inédita que carrega o nome “Arte e tecnologia: uma revolução em curso”.

Na curadoria, Ralston propõe a discussão sobre o papel da tecnologia na produção artística de diferentes gerações. Os artistas foram reunidos pensando na indissociabilidade entre seus processos criativos e de criação e a tecnologia: a curadora reconhece este ponto em comum entre suas obras, que tomam diferentes formas e pontos de partida.

Nas palavras de Ana Carolina Ralston: “O embate entre pensamentos e obras tão díspares reforça a potência da arte na contemporaneidade ou, para usar a expressão de Arthur Danto, da arte após o fim da arte. Hoje, ela pode ser compreendida como forma de ampliar a realidade, articular o ainda não articulado, criar novos mundos e alternativas. E essa revolução está em curso e somos todos parte do caminho que ela toma.”

Escute, nas palavras da curadora, alguns dos motes da exposição:


Criptoarte, NFT e democratização

Ana Carolina Ralston, seguindo o mote de sua exposição, curada por ocasião da 17ª SP–Arte, aborda o papel fundamental da tecnologia na democratização da arte.
Neste primeiro audioguia, contempla alguma das muitas possibilidades de entrelace entre arte e tecnologia, falando de alguns dos artistas que participam de sua curadoria em “Arte e tecnologia: uma revolução em curso”.


Artistas e mulheres na tecnologia

Este roteiro de visitação organizado por Ana Carolina Ralston reflete sobre a presença de mulheres na tecnologia – e na sua intersecção com a arte. Ralston apresenta algumas das mulheres artistas cujas obras estão expostas em “Arte e tecnologia: uma revolução em curso”.


A tecnologia no tridimensional

Depois que a tecnologia sai de telas de computadores e televisores, ela ganha a tridimensionalidade. É sobre as formas tridimensionais que a tecnologia toma em algumas obras que Ana Carolina Ralston fala neste roteiro de visitação “Arte e tecnologia: uma revolução em curso”.