Exposição "Bacanas Books"

Pela segunda vez, a SP-Arte apresenta uma exposição de livros de artista com o objetivo de aproximar o público a esse gênero de produção. Trata-se da Bacanas Books, coleção de Fabio Morais composta principalmente por livros e publicações de artista, mas também por edições raras e múltiplos.

O recorte estabelecido para a exposição parte das ligações entre as obras que integram a mostra e também da ênfase na dinâmica de constituição da coleção, pois as aquisições da Bacanas Books são narradas por Fabio Morais em um blog, misto de diário de colecionador e catálogo virtual. Deflagrar essa dinâmica ou apresentá-la por meio das próprias obras é uma tentativa de mostrar ao público como o ato de colecionar ultrapassa o simples acúmulo e nutre-se de naturezas diversas (pessoal, autobiográfica, literária, visual, política etc.). No caso dos livros e das publicações de artista, há ainda outra natureza envolvida, que é o fato de a produção de arte contemporânea dar-se sob a lógica do circuito editorial, adotando as particularidades que o diferem do circuito de arte, como a distribuição e a disseminação de obras em tiragens altas e valores baixos.

Para a exposição, forma selecionaram algumas publicações do acervo da Bacanas Books, acompanhadas de seus respectivos textos veiculados no blog. Parte dos trabalhos da coleção pode ser acessada em www.bacanasbooks.blogspot.com.br.