Exposição "Além da biblioteca"

A exposição Além da Biblioteca esteve em cartaz no Museu Lasar Segall, em São Paulo, de julho a outubro de 2011, quando contou com obras de onze artistas (Ana Dias Batista, Marilá Dardot, Edith Derdyk, Daniel Escobar, Marcius Galan, Lucia Mindlin Loeb, Jorge Macchi, Odires Mlászho, Fabio Morais, Coletivo Zine Parasita e Nicolás Paris) que ocuparam a sala de exposições temporárias do Museu.

A nova montagem da exposição, durante a SP-Arte/2012, faz parte do Núcleo Editorial que a Feira propõe em sua oitava edição. Desde sua primeira configuração, Além da Biblioteca funciona como uma introdução ao universo do livro de artista. Os trabalhos apresentados levantam especificidades formais e funcionais desse objeto. Ao lançar um olhar sobre obras de arte que são livros, a exposição disponibiliza ao público um recorte significativo da produção de arte contemporânea.

Mantendo a lista original de artistas, mas com singelas mudanças na lista de obras, a exposição ganha nova configuração dentro do ambiente da Feira, funcionando como um eixo conceitual do Núcleo Editorial. Tal arranjo denota a relevância desse caráter de produção, inserindo-o no ambiente de uma feira internacionalmente reconhecida como a SP-Arte.

Outra característica da exposição que também é mantida nesta reedição é a dinâmica de manipulação dos livros. A opção por essa dinâmica evidencia o livro de artista como parte de um sistema paralelo de arte, com outras regras, a fim de preservar a essência de cada trabalho.

Há muitas mudanças no contexto e no espaço físico entre as duas edições de Além da Biblioteca. O fato de essa exposição poder existir em duas situações tão distintas revela a importância que a produção contemporânea de livros de artista vem ganhando, tanto no circuito institucional quanto no de galerias.

 

Ana Luiza Fonseca
Curadora