Entre os mais de trinta expositores desta 13ª edição, quatro são novatos no evento. Saiba o que eles preparam para seu ano de estreia

3 jul 2019, 18h57

A SP-Foto – Feira de Fotografia de São Paulo chega à sua 13ª edição firmando-se no calendário da cidade como o evento mais relevante de fotografia. Entre 21 e 25 de agosto, a Feira ocupa toda a área de eventos do Shopping JK Iguatemi com as principais galerias deste mercado artístico, como a Fortes D’Aloia & Gabriel, Galeria Marcelo Guarnieri, Galeria Lume, Luciana Brito Galeria, Silvia Cintra + Box 4, SIM Galeria e Vermelho. Entre os mais de trinta expositores, quatro são novatos no evento. Saiba o que eles preparam para seu ano de estreia!


Almeida e Dale

Tradicional expositora da SP-Arte em abril, a galeria paulistana participa pela primeira vez do evento focado em fotografia. Para essa estreia, a Almeida e Dale traça um paralelo entre as produções do franco-brasileiro Jean Manzon, um dos pioneiros do fotojornalismo no País, e do paraense Luiz Braga. Enquanto Manzon marca presença com uma série realizada durante expedições a tribos indígenas — as imagens foram apresentadas originalmente na revista O Cruzeiro, nos anos 1940 e 1950 —, Braga exibe trabalhos de 1980 e 1990 em que traz à tona o cotidiano da população ribeirinha do Norte brasileiro, tema clássico de sua produção imagética. Todas as edições apresentadas são vintage.


Carcara Photo Art

Em parceria com a veterana MaPa, a Carcara Photo Art – plataforma dedicada à fotografia, com revista, livraria e galeria focadas nessa linguagem artística – apresenta edições vintage de trabalhos presentes em uma das mais importantes coleções brasileiras, a de Kim Esteve. Integram esse acervo obras de renomados artistas internacionais, como Helmut Newton, amigo pessoal do colecionador, Barbara Leary, David Drew Zingg, Duane Michals, James Stewart-Granger, Larry Clark e Manuel Alvarez Bravo. Entre os brasileiros, destaque para Valdir Cruz, fotógrafo nascido no Paraná, radicado nos Estados Unidos desde os anos 1980.


André Mendes
Sem título, 2021

Série: Lugar #3
Óleo sobre tela
Pintura: 70.87 x 55.12 x 1.97 inches: 180 x 140 x 5 cm

© Leandro Weiss

Galería Zielinsky

Estreante na última edição da SP-Arte, em abril de 2019, a galeria baseada em Barcelona volta ao Brasil em agosto para a SP-Foto. Figuram entre os destaques do estande obras do uruguaio Yamandú Canosa, representante do país sul-americano na Bienal de Veneza. O artista investiga – em diferentes linguagens artísticas, de colagens a fotografias – um conceito ampliado de paisagem, convidando o espectador a habitar tais horizontes, muitas vezes permeados por imagens e palavras. A intenção dele é se utilizar desses aspectos para discutir temas como migração e identidade cultural. A galeria apresenta também outros fotógrafos internacionais, a exemplo dos espanhóis Antoni Abad e Pachi Santiago, e brasileiros, como Leonardo Finotti e Eduardo Marco, este último com uma série realizada em Laos, no sudeste asiático.


Lamb Arts

Originalmente sediada em Londres, a galeria nasceu com o objetivo de promover um intercâmbio entre artistas e práticas curatoriais da Europa e da América Latina, sobretudo no Brasil. Agora, com escritório sediado exclusivamente em São Paulo, a Lamb Arts marca presença no cenário brasileiro com a primeira participação na Feira de Fotografia de São Paulo. Em seu espaço no Jardim Paulista, costuma apresentar mostras curadas com artistas contemporâneos em ascensão.

Perfil SP–Arte

Crie seu perfil SP–Arte para receber nossas newsletters, criar suas coleções e ter uma experiência personalizada no nosso site