Artistas
Tunga
Brasil, 1952
Antonio José de Barros Carvalho e Mello Mourão nasceu em Palmares, em Pernambuco, em 1952 e faleceu no Rio de Janeiro, em 2016. Foi escultor, desenhista e artista performático. Para realizar seu trabalho, investiga áreas do conhecimento como literatura, filosofia, psicanálise, teatro, além de disciplinas das ciências exatas e biológicas.
Entre as exposições das quais participou estão as individuais no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (1975) e "Tríade trindade" (2018), no Octógono da Pinacoteca do Estado de São Paulo; e as coletivas na Galeria da Maison de France (1974) e a 23a Bienal Internacional de São Paulo (2018).
Recebeu o "Johnny Walker Prize" (1998), do Museu de Belas Artes e o "Hugo Boss Prize 2000" (2000), da Guggenheim Foudation. Suas obras integram importantes acervos como do Museum of Modern Art (MoMA), em Nova York; do Museu d´Art Contemporani de Barcelona, em Barcelona, na Espanha; e do Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM).
Fonte: Galeria Bergamin & Gomide.
Exposições
Perfil SP–Arte
Crie seu perfil SP–Arte para receber nossas newsletters, criar suas coleções e ter uma experiência personalizada no nosso site