Artistas
Anna Maria Maiolino
Itália
Anna Maria Maiolino nasceu em Scalea, na Itália, em 1942 e é gravadora, pintora, escultora, artista multimídia e desenhista. Estudou na Escuela de Artes Plásticas Cristóbal Rojas entre 1958 e 1960, ano em que transferiu-se para o Brasil. Em 1961, iniciou curso de gravura em madeira na Escola Nacional de Belas Artes (Enba), no Rio de Janeiro, e integrou- se à Nova Figuração, movimento de reação à abstração e tomada de posição frente ao momento político brasileiro.
Entre as exposições das quais participou estão as individuais na Galeria G. (1965), em Caracas, na Venezuela e "Em tudo – todo" (2019), na Galeria Luisa Strina, em São Paulo; e as coletivas
"II Salón de Jóvenes Pintores" (Caracas, Venezuela, 1958) e "Os anos em que vivemos em perigo", no MAM (São Paulo, 2019).
Suas obras integram importantes acervos como o do Museu de Arte Moderna (MAM Rio), no Rio de Janeiro; da Pinacoteca do Estado de São Paulo; da Fundação Cisneros, em Nova York; e do Centro Galego de Arte Contemporânea, em Santiago de Compostela, na Espanha.
Fonte: Galeria Bergamin & Gomide.
Exposições
Conteúdo Editoral
Perfil SP–Arte
Crie seu perfil SP–Arte para receber nossas newsletters, criar suas coleções e ter uma experiência personalizada no nosso site