Guia SP-Arte: Galeria Sé, Pateo do Collegio e pastel de nata integram nosso roteiro cultural pelo centro de SP

14 jul 2017, 17h52

Que tal aproveitar as opções culturais que o centro de São Paulo oferece? Montamos um roteiro com três dicas em torno da Sé. Siga a pé e descubra a beleza da região central!

GALERIA SÉ

A Galeria Sé, como o próprio nome sugere, fica muito próxima à Praça da Sé de São Paulo, marco zero da cidade. Até 23 de setembro, o espaço exibe a “Exposição número vinte e quatro”. É a primeira coletiva da galeria que reúne obras de todos os treze artistas representados, entre eles Carlos Issa, Gustavo Speridião (finalista do Prêmio PIPA 2016) e Maria Montero.

Quando: Terça a sexta, das 12h às 19h; sábado, das 12h às 17h. Até 23 de setembro (exposição)
Onde: R. Roberto Simonsen, 108
Metrô mais próximo: Sé (linha vermelha e azul)

 

Logo ao lado da Galeria Sé, encontra-se o Pateo do Collegio:

PATEO DO COLLEGIO

Foi nesse local que a primeira construção da cidade de São Paulo foi erguida, em meados do século XVI, pelos padres jesuítas. O edifício atual é apenas uma réplica do conjunto original. Há, no entanto, uma parede de taipa de pilão, original de 1585, e uma cripta subterrânea, de 1757. É possível também visitar o Museu Padre Anchieta, que reúne imagens sacras e peças dos séculos XVII e XVIII.

Quando: Terça a domingo, das 9h às 17h
Onde: Praça Pateo do Collegio, 2
Metrô mais próximo: Sé (linha vermelha e azul)

 

No próprio Pateo, há um charmoso café, mas continue a caminhada e descubra mais de São Paulo:

CASA MATHILDE – DOÇARIA TRADICIONAL PORTUGUESA

A Casa Mathilde é considerada uma das melhores doçarias da cidade. Impossível deixar de provar o famoso pastel de nata do lugar, com recheio cremoso e massa crocante. Há também outros doces tradicionais portugueses para quem preferir variar. Um café acompanha bem os quitutes, perfeitos para finalizar o passeio.

Quando: Segunda a sexta, das 9h às 19h30; sábado e feriados, das 9h30 às 16h30
Onde: Praça Antônio Prado, 76
Metrô mais próximo: São Bento (linha azul)

Bônus: ao lado da Casa Mathilde, fica o famoso Edifício Altino Arantes, mais conhecido como Edifício Banespa, um dos mais emblemáticos da cidade.

 

Quer mais programação? Confira a lista de exposições que estrearam em julho de 2017, em São Paulo e no Rio de Janeiro.

Perfil SP–Arte

Faça parte da comunidade SP–Arte! Somos a maior feira de arte e design da América do Sul e queremos você com a gente. Crie ou atualize o seu perfil para receber nossas newsletters e ter uma experiência personalizada em nosso site e em nossas feiras.