Galeria Fortes Vilaça recebe nova exposição de Sara Ramo

15 set 2015, 18h18

A Galeria Fortes Vilaça apresenta, a partir da próxima terça-feira (22), “Os Ajudantes”, individual da espanhola Sara Ramo.

A mostra apresenta trabalhos inéditos – vídeos, fotografias e esculturas – que operam no limiar entre realidade e ficção. Eles partem de questionamentos do relacionamento habitual com aquilo que nos rodeia, lançando um olhar de estranheza para coisas cotidianas.

No vídeo que dá nome à exposição, personagens mascarados perambulam por uma floresta tocando instrumentos musicais. Imersos na penumbra, tornam-se visíveis apenas à luz das fogueiras e não vão a lugar nenhum, apenas se movimentam. A música e a escuridão que os envolvem dão unidade ao universo onírico em que parecem habitar.

O jogo de revelar e esconder também acontece na série de fotografias e esculturas apresentadas. “Matriz ou a Perversão das Formas” é composta por esculturas de gesso criadas a partir das máscaras vistas nos personagens do vídeo: são seus moldes e revelam seu avesso.

A escuridão é explorada ainda em sua nova série fotográfica, na qual objetos ordinários são fotografados na penumbra com iluminação pontual. Assim como os personagens do vídeo, figura e fundo se fundem, de modo que as formas ganham contornos difusos e quase abstratos.

“Os Ajudantes” fica em cartaz até 23 de outubro na Fortes Vilaça. O endereço é Rua Fradique Coutinho, 1500 , Vila Madalena. Mais informações no site.