8 podcasts sobre artes visuais

25 out 2019, 14h57

Por giovana christ

 

O consumo de podcasts cresceu 67% no Brasil em 2019, e pelo menos 25% desse público escuta mais de uma hora por dia. Essa é a conclusão de uma pesquisa realizada pela plataforma de áudio Deezer, em julho de 2019, a partir da análise dos dados de usuários do Spotify, Apple iTunes e Google Podcasts. E é claro que o mundo das artes visuais não está fora desse movimento. As opções brasileiras sobre o assunto ainda são poucas, mas há inúmeros exemplos de podcasts gringos que dão destaque ao tema, entrevistando especialistas e artistas. Confira oito sugestões para você entrar de vez no mundo dos podcasts de arte e cultura.


Expresso Ilustrada

O podcast vai ao ar toda quinta-feira, às 16h, e fala sobre histórias e notícias do mundo da arte em geral. São discutidos assuntos da música, cinema, literatura, moda, teatro, artes plásticas e televisão. Recomendamos o episódio que explica a importância da artista Tarsila do Amaral.


Bravo! Podcast

A revista Bravo! faz uma seleção de eventos para comentar em cada episódio, trazendo convidados que debatem assuntos diversos e dão contexto aos acontecimentos. Os temas selecionados vão de música pop a mostras de cinema, de peças a novas séries do Netflix.


A Piece of Work

Como descreve o próprio podcast, é “tudo o que você quer saber sobre arte moderna, mas nunca teve coragem de perguntar”. Produzido pelo MoMA e pelo WNYC Studios, “A Piece of Work” vai de RuPaul, explicando a arte da performance; a minimalismo, falando de conceitos e movimentos das artes visuais.


The Lonely Palette

Criado por Tamar Avishai, palestrante do Boston Museum of Fine Arts, o podcast surgiu depois da produtora perceber a insegurança das pessoas em falar sobre artes visuais. Segundo ela, ninguém deveria ter vergonha de explicar por que gosta de uma obra ou questionar sobre teoria da arte. Em cada episódio, Avishai pergunta a uma pessoa aleatória dentro do museu sobre o que ela acha de determinada peça, e, em seguida, explica contextos e sentidos daquela obra. O primeiro revela a intenção da série e um pouco mais sobre a vida da produtora.


Dialogues

Produzido pela galeria David Zwirner, com sede em Paris, Nova York, Londres e Hong Kong. A descrição do próprio podcast não precisa de retoques: “Em cada episódio, uma dupla de artistas e pensadores discutem como a arte molda, eleva e muda nosso ponto de vista – assim como as reviravoltas do processo criativo.”


Artsy

“O time de editores do Artsy leva você para trás dos bastidores do mundo da arte, falando sobre tudo: da história da arte às novidades do mercado.” O podcast discute sobre os movimentos do mercado de arte e analisa como algumas obras refletem os atuais cenários políticos e econômicos.


The Sculptor's Funeral

Jason Arkles é um escultor que ficou famoso por dar aulas de história da arte do ponto de vista do artista, ao invés do historiador. Criou o podcast depois de diversos pedidos para colocar suas aulas online. Cada episódio disseca uma escultura famosa no mundo da arte e explica seu contexto e significado para a sociedade. O episódio sobre a Estátua da Liberdade pode dar uma noção do quão didáticas são as explicações de Arkles. 


The Modern Art Notes Podcast

O programa mais antigo dessa lista está no ar desde novembro de 2011 e já foi citada pela BBC como um dos melhores podcasts sobre cultura. Nele, são feitas entrevistas com artistas, historiadores, curadores e colecionadores sobre exposições atuais, obras específicas e a vida de artistas consagrados no mundo das artes.