10 documentários sobre arte e fotografia para assistir na Netflix!

18.10.2017 – 17h39

Para quem adora arte, design e fotografia – e não dispensa um filme no fim de semana –, listamos dez documentários ou séries documentais que tratam desses temas. Estão todos disponíveis no catálogo da Netflix. Sente-se no sofá e aproveite!

 

(1) Abstract

Com oito episódios, esta série mostra como o design impacta as diversas áreas da nossa vida cotidiana. O ilustrador alemão Christoph Niemann, o arquiteto dinamarquês Bjarke Ingels, o fotógrafo Platon e a designer Paula Scher são alguns dos protagonistas dessas histórias.

(2) Tales by Light

Nesta série documental, o espectador acompanha a jornada de fotógrafos que registram lugares inexplorados e culturas pouco conhecidas no mundo. Já são duas temporadas que somam mais de dez episódios. Artistas como Art Wolfe, Darren Jew, Krystle Wright, Eric Cheng e Stephen Dupont estrelam “Tales by Light”.

(3) O sal da Terra

Indicado como um dos melhores documentários no Oscar de 2015, “O sal da Terra” conta a história de Sebastião Salgado, ícone da fotografia brasileira. A narrativa é guiada pelo olhar de dois diretores, Juliano Salgado, filho de Sebastião, e o alemão Wim Wenders.

(4) Saving Banksy

Sabia que as obras de Banksy, o artista de rua mais famoso do mundo, geram grandes transações econômicas? “Saving Banksy” mostra a venda não autorizada de trabalhos do artista. Contradições entre a arte de rua e o mercado de arte ficam evidentes aqui.

(5) Eu sou Sun Mu

Sun Mu é um ilustrador norte-coreano que fugiu para Seul, na Coréia do Sul. O documentário mostra a arte satírica deste personagem que ainda sofre com as consequências de sua deserção. As ilustrações animadas e a montagem do filme são uma poesia à parte.

(6) Escada para o céu: A arte de Cai Guo-Qiang

O artista chinês Cai Guo-Qiang faz trabalhos explosivos – literalmente. Sua matéria-prima fundamental são fogos de artifícios, que podem ser disparados em imensas clareiras no céu ou até mesmo em galerias de paredes brancas. O documentário mostra o projeto mais ambicioso do Guo-Qiang: construir uma escada iluminada de fogos até o céu.

(7) Todo cambia

O documentário “Todo cambia” mergulha na história da escola de arte mais famosa de Cuba, fundada por Fidel Castro para promover a cultura do país. Diversos artistas formados pela instituição dão depoimentos de como essa vivência impactou suas vidas profissionais e pessoais.

(8) Eco de la montaña

Já ouviu falar de Santo de la Torre? O artista Huichol (grupo étnico do México) vive no completo anonimato mesmo depois de criar um mural na estação de metrô parisiense Palais Royal – Museu do Louvre. No filme, acompanhe a jornada de Santo em busca da permissão dos deuses para a construção de uma nova obra.

(9) Laerte-se

Primeiro documentário brasileiro da Netflix, “Laerte-se” mostra as transformações, os dilemas e os pensamentos da cartunista Laerte Coutinho. É uma verdadeira investigação sobre o mundo feminino e sobre, afinal, o que é ser mulher.

(10) Cidade cinza

OSGEMEOS, Nina Pandolfo, Nunca, ISE… Esses são alguns dos grafiteiros que discutem a importância do grafite na paisagem de São Paulo. O filme mostra como criar e recriar arte urbana se tornou recorrente na cidade após iniciativas de apagamento das obras das ruas.

 

#respirearte