Laboratório Curatorial

O Laboratório Curatorial, pioneiro internacionalmente, abre espaço para que jovens curadores submetam projetos de exposições a serem desenvolvidos ao longo de seis meses e, enfim, realizados na SP-Arte.
Em 2014, o número de exposições foi reduzido para duas, o que permitiu um diálogo mais concentrado com os participantes e um acompanhamento mais próximo de seus projetos. Foram selecionados dois curadores de fora do eixo Sul-Sudeste brasileiro: Carolina Vieira, que vive em Fortaleza, e Traplev, que vive em Recife.

Ana Paula Cohen, que atuou como curadora da 28ª Bienal de São Paulo e que já lecionou no programa de curadoria do Bard College, nos Estados Unidos, foi convidada para estabelecer uma interlocução com os curadores participantes do Laboratório ao lado de Rodrigo Moura, diretor artístico do Instituto Inhotim. O objetivo do Laboratório não é fornecer uma preparação teórica, mas sim gerar oportunidade para o exercício curatorial. Os dois jovens curadores selecionados ganham uma viagem ao exterior para visitar uma bienal de arte – este ano, a Bienal de Berlim.

 

Confira as imagens

 

Edições passadas: 2012 / 2013


Curadores
Selecionados

carolina

Carolina Vieira

 

Nasceu em 1981, em Fortaleza (CE), onde vive e trabalha. Mestre em Teoria e Crítica de Arte pela UFMG e Especialista em Arte Contemporânea pela PUC-Minas. Coordena os Cursos Básicos em Artes Visuais no Porto Iracema das Artes. Foi assistente curatorial do Museu de Arte Contemporânea do Ceará (ligado ao Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura) durante o primeiro semestre de 2013. Fez parte da Diretoria Artística do Instituto Inhotim, como assistente curatorial, de 2010 a 2012; e como arte-educadora, de 2008 a 2010.


traplev

Traplev

 

Nasceu em 1977, em Caçador (SC). Vive atualmente em Recife (PE). Mestre em Artes Visuais pelo Centro de Artes da Universidade do Estado de Santa Catarina em Florianópolis. É artista e editor, fundador da publicação Recibo. Atua com projetos curatoriais e editoriais desde 2005, dos quais se destacam as diversas edições da ReciboPermissividades e Vulnerabilidades Práticas (espaços físicos, discursivos e impressos) publicado inicialmente em 2011 com previsão da segunda etapa – exposição, debates e publicações – a ser realizada entre 2015 e 2016 no Rio de Janeiro.