Editorial
Vik Muniz, "Verso (Starry Night)", 2008 (imagem: divulgação)
Vik Muniz é o primeiro artista contemporâneo a expor no Mauritshuis Museum, na Holanda
6 jun 2016, 11h23
Pela primeira vez em sua história, o Museu Mauritshuis, de Haia, na Holanda, vai abrigar uma exposição de um artista contemporâneo. A partir de 09 de junho (quinta-feira), o brasileiro Vik Muniz exibe uma versão ampliada de sua série Verso.
As obras apresentam os lados reversos de telas de pinturas mundialmente conhecidas, como a Mona Lisa, de Da Vinci, e A Noite Estrelada, de Van Gogh. Muniz também criou cinco novos trabalhos, baseados nas pinturas da coleção do Mauritshuis.
A exibição dos primeiros Versos ao lado de novos trabalhos faz desta exposição a primeira a agrupar um grupo de 15 itens da série. Estarão em destaque as partes de trás de Moça com brinco de pérola e Vista de Delft, ambos de Johannes Vermeer, e Vista da Ilha de Itamaracá, de Frans Post, entre outras obras.
“A série estabelece uma ligação entre a arte contemporânea de Vik Muniz e a pintura dos antigos mestres da coleção do Mauritshuis”, diz a diretora Emilie Gordenker.
Vik Muniz fica em cartaz em Haia até 04 de setembro. Confira mais detalhes no site do museu.
Perfil SP–Arte
Crie seu perfil SP–Arte para receber nossas newsletters, criar suas coleções e ter uma experiência personalizada no nosso site