Editorial
SP-Arte Picks: o que a equipe tem compartilhado nesta semana
10 jun 2016, 16h31
"Waterfall", 2016, no Grande Canal (foto: Anders Sune Berg / cortesia neugerriemschneider; Tanya Bonakdar Gallery © Olafur Eliasson / reprodução)
OLAFUR ELIASSON NO PALÁCIO DE VERSALHES
O Palácio de Versalhes reabre suas portas e apresenta Olafur Eliasson como artista convidado de sua temporada de verão. Composto por nove instalações monumentais que ocupam os jardins e os salões do Palácio, a exposição presta homenagem à relação entre a tecnologia e a natureza, o industrial e o histórico.
Ao falar de suas motivações, o artista comenta: “O Versalhes que eu tenho sonhado é um lugar que empodera todos. Ele convida o visitante a assumir o controle de sua experiência ao invés de simplesmente consumir e ser deslumbrado pela grandiosidade.”
Os croquis estão disponíveis em formato de tour virtual no site do artista. A exposição abriu dia 7 de junho e vai até o dia 30 de outubro deste ano.
(Cristina, designer)
Coleção "The Blue Witches", Comme des Garçons SS16 Collection
o retorno das Bruxas
Este artigo traça a iconografia das bruxas, atualmente em voga no mundo da moda, e também enfoca o que significa ser uma mulher considerada perigosa por ser independente. Exemplos incluem a peça clássica de Arthur Miller, As bruxas de Salém, até as personagens Mortícia e Wandinha Addams, da Família Addams – bruxas representam uma alternativa à imagem da princesa. Vale a pena ler!
(Natacha, relações internacionais)
"Terra (Parque Lage)", 2015
Terra, de maria laet
Conheci o trabalho da artista Maria Laet em 2013, em uma viagem ao Rio de Janeiro. Em um dia extremamente quente, assisti ao vídeo da obra Leito, no qual pequenas quantidades de leite escorrem por fissuras de concreto, materializando rios temporários que em instantes voltariam a secar.
Em 2015, fiquei novamente instigado com a obra Terra – indicada ao Prêmio PIPA 2016 –, no Parque Lage, na qual a artista costura a terra formando caminhos, linhas e desenhos orgânicos entre duas árvores. Novamente, a linha vai se decompor e restará somente o registro.
A sutileza e a ideia de que tudo é transitório do seu trabalho me fascinam.
(Pedro, arquiteto)
Perfil SP–Arte
Crie seu perfil SP–Arte para receber nossas newsletters, criar suas coleções e ter uma experiência personalizada no nosso site