Editorial
Transmitidas ao vivo, falas de Rodrigo Orrantia, Patrícia Campos Mello, Gabriel Chaim, Malcolm Daniel, Bob Wolfenson e Jonathas de Andrade estão agora disponíveis
28 ago 2018, 12h57
Entre os dias 23 e 25 de agosto, aconteceu mais uma edição do Talks. Parte da programação da SP-Arte/Foto/2018, o evento convidou nomes proeminentes da fotografia para discutir o tema em um ciclo de conversas no Lounge One, do Shopping JK Iguatemi.
Os encontros, transmitidos ao vivo, agora estão disponíveis aqui em nosso site. Confira abaixo!
23/08
O curador e historiador da arte Rodrigo Orrantia e o fotojornalista Evandro Teixeira abriram o primeiro dia de palestras. Rodrigo comentou sobre o trabalho de importantes artistas que produziram nos anos 1960 e como isso vem se refletindo no trabalho da atual geração. Em diálogo, Evandro mostrou algumas de suas imagens mais icônicas produzidas durante o regime militar brasileiro e contou causos de sua carreira: “Só estou vivo, pois corro bem!”.
Em seguida, Patrícia Campos Mello, repórter da Folha de S. Paulo, e o fotógrafo de guerra Gabriel Chaim levaram o público aos bastidores da cobertura jornalística em áreas de conflito. Ao final, Gabriel surpreendeu os presentes com um convidado especial: Miguel, um refugiado sírio que mora no Brasil.
Para finalizar o dia de palestras, o fotógrafo e cineasta Walter Carvalho destacou pontos importantes de sua carreira, e exibiu um compilado de seus principais trabalhos para o cinema e para a televisão.
24/08
Na sexta-feira, Pierre Bessard e Claudia Jaguaribe discorreram sobre as especificidades do fotolivro. Claudia compartilhou com o público ainda detalhes sobre o processo criativo do livro “Beijing Overshoot”.
Na sequência, Malcolm Daniel, curador de fotografia do Museu de Fine Arts de Houston e ex-diretor curatorial do Metropolitan Museum of Art, de Nova York, conversou com Fabiana Bruno sobre os caminhos da manipulação fotográfica e a pós-fotografia.
25/08
Por fim, Bob Wolfenson e Jonathas de Andrade encerraram essa edição do Talks. Bob, que está em cartaz no Espaço Cultural Porto Seguro com a mostra "Retratos", dividiu com o público os bastidores de sua carreira fotografando personalidades famosas. Uma imagem de um jovem Alex Atala chamou atenção – foi impossível reconhecer o estrelado chef.
Já Jonathas trouxe detalhes de dois de seus principais projetos: “O levante” e “O peixe”. Em ambos os casos, o artista retratou situações fictícias – uma corrida de carroças e um ritual de pesca – criadas por ele justamente para fotografá-las.
Perfil SP–Arte
Faça parte da comunidade SP–Arte! Somos a maior feira de arte e design da América do Sul e queremos você com a gente. Crie ou atualize o seu perfil para receber nossas newsletters e ter uma experiência personalizada em nosso site e em nossas feiras.