Editorial
Pierre Verger, "Djibouti", Djibouti, 1938 (© Fundação Pierre Verger)
Galeria Marcelo Guarnieri inaugura espaço no Rio de Janeiro com fotografias de Pierre Verger
29 abr 2016, 13h36
A Galeria Marcelo Guarnieri inaugura seu novo espaço no Rio de Janeiro neste sábado (30) e apresenta uma individual do fotógrafo franco-brasileiro Pierre Verger (1902-1996).
A mostra destaca um recorte dividido em três blocos. Um deles é dedicado a registros com foco em apetrechos musicais – tambores, instrumentos de sopro e cordas usados em rituais e celebrações em países da América Latina e África.
O segundo conjunto traz uma série selecionada por editores da revista Revue Noire e pelo próprio fotógrafo, que deu origem ao livro e à exposição Pierre Verger – Le messager, editados para museus de Lausanne, na Suíça, e Paris, França.
Por fim, o último bloco apresenta um grupo de fotografias ampliadas em diferentes períodos de sua trajetória a partir da década de 1930.
Não há apenas um ponto de convergência entre as imagens de Verger, mas múltiplos interesses: a força do trabalho e a preguiça como resistência; a diáspora e seus fluxos e retornos; o transe, o ritual e as religiões de matriz africana; as festas e o desconhecido.
A exposição fica em cartaz até 11 de junho. O endereço: Rua Teixeira de Melo, 31 – lojas C/D, Ipanema, Rio de Janeiro. Saiba mais no site da galeria.
Perfil SP–Arte
Crie seu perfil SP–Arte para receber nossas newsletters, criar suas coleções e ter uma experiência personalizada no nosso site