SP-Arte 2020

Atenção: a SP-Arte 2020 foi suspensa por motivos de força maior. A 16ª edição não tem nova data definida. Confira nosso comunicado na íntegra.

Setores
Geral
G

Este é o maior setor do Festival, apresentando grandes galerias brasileiras e estrangeiras. Obras de artistas consagrados e em ascensão se espalharam pelas curvas do prédio desenhado por Oscar Niemeyer.

Solo
S

Dedicado a galerias interessadas em desenvolver projetos focados em um único artista, o setor Solo exibe em 2020 trabalhos de latino-americanos contemporâneos que refletem sobre a história de dominação no continente. Pelo segundo ano, a chilena Alexia Tala é responsável pela curadoria.

Masters
M

Estreante em 2020, a curadora Maria do Carmo M. P. Pontes resgata artistas cujas trajetórias foram interrompidas por uma morte prematura. A partir desse olhar, o setor traz a reflexão sobre o que diferencia essas produções em relação a obras de artistas que envelheceram e, portanto, tiveram mais domínio sobre a construção de sua narrativa.

Performance
P

Sob curadoria de Marcos Gallon pelo segundo ano, o setor performance apresenta ações espalhadas pelo Pavilhão da Bienal. Um destes trabalhos será adquirido pela SP-Arte e doado a uma instituição, incentivando a inserção da performance no sistema artístico.

Openspace
O

Em sua segunda edição, o setor OpenSpace funciona tal como um parque de obras de arte, convidando os visitantes do Festival a transitar pelo exterior do prédio de Oscar Niemeyer.

Design
D

Do vintage ao contemporâneo, o setor Design destaca momentos icônicos da história do design brasileiro, assim como peças de mobiliário assinadas por importantes arquitetos do país. O núcleo de designers independentes retorna em 2020 estimulando a inserção de novos nomes no mercado e fomentando uma produção inovadora.

Editoras
E

A SP-Arte 2020 reune as editoras mais renomadas do ramo, com ampla seleção de publicações sobre arte moderna e contemporânea, além de promover lançamentos editoriais com a presença dos autores e criadores.

Museus
M

Importantes instituições culturais brasileiras marcam presença na SP-Arte 2020, com ações que fortalecem a visibilidade de suas coleções e a compreensão da arte em geral.