SP-Arte e Belas Artes divulgam trabalhos premiados no setor Performance em 2016

12 May 2016, 6:07 pm

A SP-Arte e o Centro Universitário Belas Artes de São Paulo anunciaram os dois trabalhos premiados na segunda edição do setor Performance da Feira, realizada no último mês de abril. São eles: Como um jabuti matou uma onça e fez uma gaita de um de seus ossos, de Renan Marcondes, e Permanência para um encarnado, de Luanna Jimenes.

A performance de Marcondes apresenta a imagem de um corpo masculino subjulgado por um objeto: um sapato laranja cujo salto é uma estaca de 30 centímetros. Impossibilitado de ficar em pé e ocupar uma posição ereta, masculina e dominadora, esse corpo transita lentamente através de uma coreografia que condensa imagens referentes a uma objetificação da mulher.

O artista foi contemplado com dois meses de residência artística no Instituto Sacatar, localizado na Ilha de Itaparica, na Bahia. A instituição integra a Res Artis – The worldwide network of artist residencies e a Alliance of Artists Communities.

Por sua vez, a apresentação de Jimenes consiste na permanência da artista por longo período de tempo com seu traje de tecido preto, que cobre todo o corpo e o confunde com um objeto. A presença que sustenta o trabalho é a expansão da respiração, um expandir e recolher até limites extremos que alterna uma figura grande a outra pequena, próxima ao chão.

Como premiação, a performer recebeu uma bolsa de estudos de Pós-Graduação na Belas Artes.

O júri que responsável pelas escolhas foi composto por Cauê Alves, coordenador do curso de Artes Visuais da Belas Artes, Fernanda Feitosa, diretora da SP-Arte, e Augusto Albuquerque, do Instituto Sacatar.

 

Sobre o setor Performance

A segunda edição do projeto, voltado especialmente para investigar o papel do corpo na arte contemporânea, contou com performers escolhidos por meio de uma seleção aberta ao público, sob coordenação do Centro Universitário Belas Artes.

Parceria com o Centro Universitário Belas Artes, o projeto estimula a discussão das práticas da performance e seus processos de documentação. Confira fotos desses e de outros trabalhos apresentados aqui.

#sparte2016

SP–Arte Profile

Join the SP–Arte community! We are the largest art and design fair in South America and we want you to be part of it. Create or update your profile to receive our newsletters and to have a personalized experience on our website and at our fairs.