211111-peterhalley-galeriamilan-imgabertura
Reportagem

Peter Halley no Brasil

Paula Nunes
11 nov 2021, 16h59

Peter Halley (1953, Nova Iorque, NY, EUA) usa imagens geométricas e digitais para criticar e chamar atenção às formas de controle da sociedade contemporânea. O artista, graduado na Universidade de Yale, onde foi diretor de Pós-Graduação em Pintura e Gravura, também é teórico e crítico de arte premiado pela College Art Association.

Halley foi essencial para a consolidação do movimento neoconceitual na década de 1980, no contexto pós-guerra. A ideia dessa corrente artística é colocar em xeque o caráter formalista – e, segundo eles, por vezes simplista – da abstração, como era proposto até então pelo expressionismo abstrato. 

PH_12304_253x260_2021

O artista defende: “nenhuma definição das características da produção artística de uma sociedade está livre das aspirações do autor para tal sociedade”. É por isso que Halley, através do uso destemido das cores neons que caracterizam sua obra, propõe um mundo de sonho simultâneo à crítica da racionalização do mundo na era digital, com a promessa de romper com discursos puramente formais.

PH_12303_187x179cm_2020
PH_12335_201x88_2021

Peter Halley se apresenta pela primeira vez no Brasil, em São Paulo, com uma mostra individual na Galeria Millan, que reúne obras produzidas entre 2020 e 2021. A mostra, intitulada “Peter Halley: Novas pinturas”, enfatiza os sistemas produzidos pelo norte-americano, mas desta vez em uma fase mais “rebelde”, segundo o crítico Richard Milazzo, que também é responsável pelo texto de apresentação da exposição.

Segundo Milazzo, na mostra transparece a intenção do artista “de escapar das ‘prisões’ que ele vê ao nosso redor — sejam essas de natureza arquitetônica ou internalizadas como forças comportamentais obsessivo-compulsivas que podem estranhamente nos ajudar a encontrar nosso caminho, se conseguirmos controlá-las, ou nos limitar em tudo o que fazemos e queremos alcançar, se elas nos controlarem”.

PH_12454_200x187_2021

paula-perfil

Paula Nunes é estudante de História na Universidade de São Paulo e Arte: história, crítica e curadoria na PUC-SP. Atenta às nuances na relação entre história e arte brasileiras, faz parte da equipe editorial da SP–Arte.

Perfil SP–Arte

Faça parte da comunidade SP–Arte! Somos a maior feira de arte e design da América do Sul e queremos você com a gente. Crie ou atualize o seu perfil para receber nossas newsletters e ter uma experiência personalizada em nosso site e em nossas feiras.