Editorial
Paul Setúbal, o artista agraciado com O Prêmio de Residência SP-Arte (Foto: Leo Eloy)
Fernanda Feitosa, diretora da SP-Arte, Paul Setúbal e Hena Lee, representante da Delfina Foundation (Foto: Leo Eloy para SP-Arte 2019)
Marcelo Moscheta (Foto: Ênio Cesar para SP-Arte 2019)
Ricardo Resende, Marcos Amaro, Ksenia Kogan, Marcelo Moscheta, Fernanda Feitosa e Eliana Filkenstein (Foto: Ênio Cesar para SP-Arte 2019)
Cristiano Lenhardt e Victor Gorgulho (Foto: Jéssica Mangaba para SP-Arte 2019)
Performance de Cristiano Lenhardt em meio ao Festival (Foto: Jéssica Mangaba para SP-Arte 2019)
Paul Setúbal, Marcelo Moscheta e Cristiano Lenhardt foram os premiados do dia! Saiba mais sobre cada programa
4 abr 2019, 21h45
Uma das missões da SP-Arte é favorecer o fortalecimento do circuito artístico como um todo, apoiando projetos em desenvolvimento e criando pontes entre diferentes agentes e espaços de arte.
Prêmio de Residência SP-Arte
Paul Setúbal (Andrea Rehder Arte Contemporânea) ganhou o 7º Prêmio de Residência SP-Arte, uma estadia de três meses na Delfina Foundation, em Londres, uma das principais organizações voltadas para residência artística no mundo.
O prêmio oferece uma oportunidade única de formação a artistas brasileiros para entrarem em contato com o cenário internacional. “Tenho uma sequência de exposições importantes ao longo deste ano, e a residência veio na melhor hora possível, o momento exato”, diz Paul Setúbal. A seleção foi feita pelo júri de representantes da Delfina Foundation e da SP-Arte. “Todos os finalistas eram importantes, mas acreditamos que o Paul era quem mais poderia se beneficiar desta oportunidade considerando o estágio de sua carreira e também o estado atual de sua prática”, afirmou Hena Lee, da Delfina.
Prêmio de arte marcos amaro
Já Marcelo Moscheta (galeria Vermelho) recebeu o Prêmio de Arte Marcos Amaro. Além da bolsa de R$50 mil, o artista desenvolverá um projeto inédito de até R$ 45 mil, a ser exposto na Fábrica de Arte Marcos Amaro (Itu, São Paulo), em 2020, paralelamente à 16ª edição da SP-Arte.
“Para um artista, tem momentos que este tipo de reconhecimento acrescenta muito para dar saltos maiores”, afirmou Moscheta. Em “Rejeito”, o artista criará o curso de um rio imaginário a partir da replicação de folhas secas em cerâmica, mantendo suas texturas e deformações.
prêmio aquisição sp-arte
O Prêmio Aquisição SP-Arte foi para Cristiano Lenhardt (Fortes D’Aloia e Gabriel) com a performance “Atoritoleituralogosh”, selecionada pela equipe curatorial da Pinacoteca do Estado e incorporada ao acervo do museu. Viabilizada pelo Programa Municipal de Apoio a Projetos Culturais (Pro-Mac), da Secretaria Municipal de Cultura da Prefeitura da Cidade de São Paulo, a ação promoveu a inserção deste tipo de expressão artística nas instituições.
#sparte2019
#respirearte
Perfil SP–Arte
Crie seu perfil SP–Arte para receber nossas newsletters, criar suas coleções e ter uma experiência personalizada no nosso site