sparte2020-webserie-mudar-site-destaque-1180x550
Mudar

Nova websérie da SP-Arte discute mudanças no mundo da arte

SP-Arte
23 jan 2020, 17h45

As curadoras Margot Norton (New Museum), Barbara Tannenbaum (Cleveland Museum) e Sophie Hackett (Art Gallery of Ontario) sentam com a gente para compartilhar suas visões sobre o mundo da arte.

Separado em três episódios, a série Mudar discute a presença das mulheres nas instituições, as diferentes dinâmicas de representação e quais as alternativas que artistas podem seguir em um circuito que carece cada vez mais de infraestrutura.

Feito em parceria com a produtora Acaso.

EP. 1

Mudar: Instituições

“O museu é um lugar seguro para falar de assuntos perigosos” – é assim que a curadora Barbara Tannenbaum, do Cleveland Museum, abre seu fluxo de pensamentos sobre a presença feminina nas Instituições.

As três curadoras discorrem sobre suas experiências curando exposições históricas como “A History of Women Photographers” (Akron Art Museum), adquirindo acervo e pesquisando novos artistas, levando em consideração como a paisagem institucional se alterou nos últimos anos.

Série Mudar: Instituições

EP. 2

Mudar: Representações

Como se dão as dinâmicas da representação, quando esta está nas mãos de terceiros? E como isso desempenha um papel nas diferentes formas de retratação do corpo feminino e o poder envolvido nesse ato?

Barbara, Margot e Sophie conversam sobre a inclusão daquele que está sendo representado dentro da construção de uma imagem, e do registro como forma de sedimentar visibilidade.

Mudar: Representações

EP. 3

Mudar: Alternativas

Com um circuito cultural que apresenta cada vez menos estrutura oficial, os artistas têm de encontrar suas próprias maneiras de criar e distribuir arte.

No último episódio da série Mudar, as curadoras refletem sobre o novo momento da arte contemporânea frente ao escamoteamento das instituições culturais, a internet e a arte digital como nova forma de sobrevivência e os desafios enfrentados pelas instituições independentes.

Mudar: Alternativas

Perfil SP‑Arte

Assine e fique por dentro dos principais acontecimentos do mundo da arte