Editorial
Performance
Marcos Gallon volta à curadoria do setor Performance na SP-Arte 2020
SP–Arte
29 jan 2020, 17h17
Atenção: a SP–Arte 2020 foi cancelada devido à pandemia de COVID-19. Em breve, confira novidades sobre a 17ª edição do Festival Internacional de Arte de São Paulo.
Pela segunda vez, a curadoria de Marcos Gallon, diretor artístico da Verbo – Mostra de Performance Arte, dá o tom ao setor Performance na SP-Arte. Enquanto no ano passado as ações escolhidas por ele refletiam sobre as ferramentas e estratégias que cada artista utiliza para criar uma obra dessa natureza, em 2020, as performances evidenciam o papel do artista como agente crítico e propositor de transformações.
“Espalhados pelo Pavilhão da Bienal, os cinco trabalhos selecionados levantam debates políticos latentes, seja através da vivência dos artistas, seja na proposta da obra em si. As performances seguem ainda diferentes modos de documentação, possibilidades de aquisição ou distintas apresentações do corpo do artista”, afirma o curador.
Novamente, a aquisição por parte da SP-Arte de uma das cinco ações integra o programa. O trabalho será adquirido e doado à Pinacoteca de São Paulo. Em 2019, a performance “Atoritoleituralogosh”, de Cristiano Lenhardt (Fortes D’Aloia & Gabriel), foi a vencedora do Prêmio Aquisição SP-Arte e integra agora o acervo da instituição. O objetivo é reforçar a presença da performance nos contextos comercial e institucional da arte. “Pretendemos apresentar a pluralidade de dinâmicas que constitui o campo da Performance Arte, evidenciando questões como sua inserção em coleções públicas ou privadas”, ressalta Gallon.
O curador
Marcos Gallon é formado em Filosofia pela PUC São Paulo. Como bailarino e coreógrafo, trabalhou em várias companhias de dança em São Paulo e na Alemanha. Em 2003 e 2004, criou o projeto coletivo Corpo de Baile, e é diretor artístico da Verbo – Mostra de Performance Arte, plataforma anual de performance arte, criada pela Galeria Vermelho.
Setor Performance em 2019
Pela primeira vez, desde sua criação em 2015, o setor Performance contou apenas com obras de artistas representados por galerias que integram regularmente a SP-Arte, com o objetivo de ampliar a participação desse tipo de trabalho nos circuitos comercial e institucional das artes visuais. Viabilizada pelo Programa Municipal de Apoio a Projetos Culturais (ProMac), da Secretaria Municipal de Cultura da Prefeitura da Cidade de São Paulo, a primeira edição do Prêmio Aquisição SP-Arte doou a performance de Cristiano Lenhardt (Fortes D’Aloia & Gabriel), um dos integrantes do setor, à Pinacoteca do Estado.
Perfil SP–Arte
Faça parte da comunidade SP–Arte! Somos a maior feira de arte e design da América do Sul e queremos você com a gente. Crie ou atualize o seu perfil para receber nossas newsletters e ter uma experiência personalizada em nosso site e em nossas feiras.