Bienal ganha novo curador: Luis Pérez-Oramas

24 fev 2011, 16h19

A Fundação Bienal de São Paulo anunciou neste mês que o curador da 30º edição do evento internacional será o venezuelano Luiz Pérez-Oramas, atual curador de arte latino-americana no Museu de Arte Moderna de Nova York, o MoMA.

A equipe que o ajudará na organização da Bienal, que será realizada em 2012, será montada em março. No ano seguinte, em 2013, Oramas será o responsável pelas mostras itinerantes da 30º edição e pela participação brasileira na Bienal de Veneza.

O escritor, poeta e historiador é PhD em História da Arte pela École des Hautes Études en Sciences Sociales, em Paris, e desde 2009, quando assinou a mostra O Alfabeto Enfurecido, que reuniu trabalhos de Mira Schendel e León Ferrari no MoMA, no Museu Reina Sofia e na Fundação Iberê Camargo, mantém uma forte relação com a arte brasileira.

“Latino-americano, com excelente trânsito nos circuitos de arte no Brasil e atuando numa plataforma global, creio que Luis Pérez-Oramas, como curador geral da 30ª pode oferecer contribuições extremamente positivas ao posicionamento da Fundação Bienal de São Paulo nessas três esferas com que a instituição interage: Brasil, América Latina e mundo”, destaca Heitor Martins, presidente da Fundação.

O processo de seleção de um novo curador para a Bienal analisou o perfil de ao menos 20 candidatos potenciais. Após avaliar o pré-projeto de três finalistas, Oramas garantiu a vaga.

O curador venezuelano terá uma licença parcial do MoMA para executar o trabalho. Logo em seguida, voltará às atividades no museu nova-iorquino

Perfil SP–Arte

Faça parte da comunidade SP–Arte! Somos a maior feira de arte e design da América do Sul e queremos você com a gente. Crie ou atualize o seu perfil para receber nossas newsletters e ter uma experiência personalizada em nosso site e em nossas feiras.