Silvia Cintra + Box 4 inaugura mostra de Daniel Senise

4 Sep 2015, 11:26 am

A galeria Silvia Cintra + Box 4, na Gávea, Rio de Janeiro, abre na próxima quinta-feira (10) a mostra “Le Salon”, de Daniel Senise.

O artista apresenta uma nova série, na qual utiliza o conteúdo de livros como volumes da Enciclopédia Britânica e a Bíblia para “montar” suas pinturas.

A técnica usada é o papier marché. Com as páginas dos livros, Senise prepara uma massa com água e gesso e coloca em moldes para transformar tudo em blocos.

No caso da enciclopédia, a obra é formada por 24 blocos, mesmo número de livros da coleção. Já com a Bíblia, a obra é apenas um bloco, maior, mais espesso e quadrado.

Já as capas são utilizadas na construção, através da perspectiva, de uma arquitetura ilusória de bibliotecas pretas ou brancas, sem nenhuma referência de cor.

Por sua vez, a tela que dá titulo à mostra foi concebida através de uma pintura do século XIX que retratava um salão de artes no Museu do Louvre, com várias obras colocadas uma ao lado da outra, sem nenhum rigor. Na leitura de Senise, essas imagens somem e permanece apenas o espaço que elas ocuparam.

“Le Salon” fica em cartaz até 10 de outubro e a Silvia Cintra + Box 4 fica na Rua das Acácias, 104, Gávea. Para mais informações, acesse o site da galeria.