Instalação "Quimera" (2007), Alice Shintani (Foto: Alice Shintani)
SP–Arte

Residente na Delfina Foundation, Alice Shintani ressalta o movimento constante e imprevisível do fazer artístico

SP–Arte
25 Sep 2017, 4:55 pm

Na próxima leva de residentes da Delfina Foundation, importante instituição londrina que acolhe e apoia artistas de todo o mundo, encontra-se a paulistana Alice Shintani. De setembro a dezembro, Shintani vai mergulhar na experimentação e nas potencialidades de sua atividade artística, que tem a pintura como ponto de partida para obras que extrapolam formas e dimensões planas. A residência é oferecida pela SP-Arte.

De Londres, Shintani enfatiza que fluxo é fundamental em seu percurso: “Entendo que uma trajetória artística não se sedimenta, porque o mundo está sempre em movimento – e ela o acompanha. Tento escapar dessa consolidação e também de uma certa ‘institucionalização’ da nossa prática. Por isso, acredito na necessidade de encontrar novos territórios”.

Veja abaixo a entrevista completa! 

Instalação "Ramen" (2008), Alice Shintani (Foto: Alice Shintani)
"Tuiuiú" (2017), Alice Shintani. Intervenção em espaço público de São Paulo, com colaboração do Coletivo Sem Título s.d. (Foto: Alice Shintani)
Instalação "Menas" (2017), Alice Shintani (Foto: Alice Shintani)

SP-Arte: Já é possível dimensionar a importância de uma residência artística na sua trajetória?

Alice Shintani: Não tenho a menor ideia do que virá a ser de fato a experiência da residência, mas estou bastante animada com a oportunidade. Esse tipo de deslocamento para uma situação nova, para um território desconhecido e, principalmente, para encontros com outras culturas também em deslocamento é talvez o que mais me faça sentir viva e querer compartilhar por meio do trabalho.

SP-Arte: Esse é um espaço de experimentação ou de sedimentar sua caminhada criativa? Por quê?

AS: Experimentar sempre, em qualquer situação, mas a vontade também é de estabelecer uma pausa para refletir sobre minha trajetória em um espaço acolhedor e propício para isso. Acho que só se consegue sedimentar o trabalho com experimentação, riscos e pausas. Mas, na verdade, entendo que uma trajetória artística não se sedimenta, porque o mundo está sempre em movimento – e ela o acompanha. Tento escapar dessa consolidação e também de uma certa “institucionalização” da nossa prática. Por isso, acredito na necessidade de encontrar novos territórios.

SP-Arte: Estar em Londres, num lugar afastado do seu ponto habitual de criação, influenciará de certa forma seu trabalho? Como costuma ser sua busca por inspiração e pesquisa em novos lugares?

AS: Certamente influenciará. Me formei em engenharia e durante alguns anos trabalhei com gestão de projetos de tecnologia antes de migrar para o campo artístico. Por aquela experiência, procuro hoje não definir projetos ou prever resultados a priori. Entendo que a gente precisa abrir mais espaço (muito mais) para essa dimensão indomável e imprevisível da investigação artística, incluindo as dúvidas e o risco. Em tempos de guerras culturais generalizadas, em que somos solicitados o tempo todo a afirmar identidades e assumir posições literalmente explícitas no trabalho, vejo Londres – um território efetivamente multicultural na prática – como uma oportunidade para maior aproximação com meu espaço de criação, que é interno e opaco.

SP-Arte: De que maneira você enxerga seu momento artístico? O que lhe interessa atualmente no campo da criação?

AS: Minha questão hoje é sobre como não permitir que a nossa subjetividade seja sequestrada por um contexto político, social e artístico-cultural de polarizações ideológicas agudas que, no fundo, apenas se espelham entre si.

SP-Arte: Sua linguagem é bastante permeada por elementos pictóricos. De que maneira isso traduz sua expressividade como artista?

AS: Minha base de formação é a pintura, uma linguagem com especificidades e limitações peculiares. Me interessa estressar essas especificidades e limitações para deslocar metaforicamente pressupostos – determinados e outorgados sabe-se lá por quem – do mundo em que vivemos.

#repirearte

SP–Arte Profile

Join the SP–Arte community! We are the largest art and design fair in South America and we want you to be part of it. Create or update your profile to receive our newsletters and to have a personalized experience on our website and at our fairs.