Praia paulistana: Curta o feriado em cinco espaços culturais da Avenida Paulista

10 Oct 2017, 5:40 pm

Passear pelo meio da rua, andar de bicicleta, usufruir das atividades que se instalam por ali… A Paulista aberta aos domingos e feriados já virou programa recorrente de famílias que moram na região. Que tal aproveitar também os centros culturais que margeiam a Avenida? Aproveite o fim de semana com a família e visite esses cinco espaços.

 

(1) IMS

Recém-inaugurada, a nova sede do Instituto Moreira Salles em São Paulo dedica-se inteiramente à fotografia. Estão em cartaz cinco exposições, entre elas “Americanos + Os livros e os filmes”, obra clássica do suíço Robert Frank (até 30/12). O terraço, onde é possível tomar um cafezinho com vista privilegiada para a Avenida Paulista, é um deleite à parte. Veja outros destaques do Instituto.

Ali próximo… CONJUNTO NACIONAL

Na Livraria Cultura, uma das principais lojas do prédio, há uma seção dirigida às crianças, com livros infantojuvenis e espaço lúdico para leitura.

 

(2) MASP

Aproveite para ver os famosos cavaletes de cristal, idealizados originalmente pela arquiteta do prédio, Lina Bo Bardi. As crianças vão adorar: parece que as obras estão flutuando pelo salão. Além do acervo principal, há também outras duas exposições em cartaz, “Guerrilla Girls: gráfica, 1985-2017” (até 14/02), com trabalhos do coletivo feminista, e “Érotica” (até 18/11), do pernambucano Pedro Correia de Araújo (as obras mais explícitas estão cobertas com cortinas pretas).

Ali próximo… PARQUE TRIANON

A área verde esconde alguns segredos culturais: procure pelas esculturas de Victor Brecheret, “Fauno”, e de Francisco Leopoldo Silva, “Aretusa’.

 

(3) ITAÚ CULTURAL

Com programação que inclui música, literatura e artes visuais, o Itaú Cultural é mais um dos espaços de convivência nesta praia paulistana. Destaque para o programa Ocupação Itaú, que homenageia diferentes artistas da cultura brasileira. A exposição sobre a cantora e instrumentista Inezita Barroso vai até 5/11.

 

(4) JAPAN HOUSE

Concebido pelo arquiteto Kengo Kuma, em parceria com o escritório paulistano FGMF, o prédio traz elementos tradicionais japoneses, como a madeira, de uma forma bem contemporânea. Até 12/11, é possível visitar duas exposições, “Espuma”, de Kohei Nawa, e “Satoyama”, parceria entre o chef Yoshihiro Narisawa e o fotógrafo Sergio Coimbra, que expõe a beleza da culinária japonesa.

 

(5) CASA DAS ROSAS

Construída em 1923 pelo arquiteto Francisco Ramos de Azevedo para abrigar os herdeiros da família, a Casa das Rosas hoje sedia o Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura, oferecendo cursos, palestras, exposições e apresentações musicais.

 

#respirearte

SP–Arte Profile

Join the SP–Arte community! We are the largest art and design fair in South America and we want you to be part of it. Create or update your profile to receive our newsletters and to have a personalized experience on our website and at our fairs.