Na semana SP-Arte, exposição coletiva no Galpão VB integra a programação do Festival

2 Mar 2017, 12:16 pm

A SP-Arte e a Associação Cultural Videobrasil apresentam, a partir de 06 de abril (quinta-feira) no Galpão VB, a exposição coletiva Nada levarei quando morrer, aqueles que me devem cobrarei no inferno. Realizada em parceria entre as duas instituições, a mostra integra a programação da SP-Arte/2017.

O ponto de partida para a seleção de trabalhos é o pensamento do cineasta Pier Paolo Pasolini. Perspicaz observador da cultura de seu tempo, o italiano buscou articular uma crítica às transformações sociais em seu país e um registro de práticas culturais que, segundo ele, estariam desaparecendo.

Em O Evangelho Segundo São Mateus (1964), por exemplo, Pasolini filma com não atores, vários deles camponeses do sul da Itália, realizando uma espécie de homenagem ao catolicismo popular e um registro daqueles trabalhadores. “São imagens de corpos e práticas culturais dissidentes em relação às então novas formas hegemônicas que se impunham à heterogeneidade das culturas italianas”, coloca Gabriel Bogossian, que assina a curadoria da exposição ao lado de Solange Farkas.

Nada levarei quando morrer, aqueles que me devem cobrarei no inferno transporta esse pensamento para o contexto brasileiro, em que populações urbanas e povos indígenas seguem sob ameaça – seja de projetos de reforma urbanística não inclusivos, seja por empreendimentos que inviabilizam modos de vida tradicionais. Nesse universo, obras de Caetano Dias, Miguel Rio Branco e Virgínia de Medeiros, por um lado; e de Claudia Andujar, Gisela Motta e Leandro Lima, Rodrigo Bueno, Rodrigo Braga e Runo Lagomarsino, por outro, aproximam-se na abordagem do transe – espiritual, emocional ou erótico –, do sexo e da morte, a partir de uma perspectiva crítica.

O projeto SP-Arte no Galpão VB fica em cartaz até 17 de junho, com entrada gratuita. O endereço é Avenida Imperatriz Leopoldina, 1.150, Vila Leopoldina. Confira informações adicionais no site do espaço.

SP–Arte Profile

Join the SP–Arte community! We are the largest art and design fair in South America and we want you to be part of it. Create or update your profile to receive our newsletters and to have a personalized experience on our website and at our fairs.