Galpão Fortes Vilaça recebe pinturas e instalação de Luiz Zerbini

17 Feb 2015, 9:12 pm

O artista Luiz Zerbini retorna a São Paulo para apresentar “Natureza Espiritual da Realidade”, sua nova exposição no Galpão Fortes Vilaça.

Através de uma grande instalação e de oito pinturas de grande e médio formato, ele explora justaposições entre figuração e geometria, natureza e arquitetura.

Em sua pintura, Zerbini parte de imagens fotográficas e as sobrepõe a outros elementos abstratos, confundindo figura e fundo. O modo não-hierárquico como esses elementos são arranjados segue uma lógica interna do processo, em que uma imagem pede por outra sucessivamente, até que a composição se complete.

Os trabalhos geométricos da mostra também estão associados à figuração. Algumas obras partem de uma imagem e se tornam totalmente abstratas. Outras ganham referências a lugares e objetos em seus títulos. Efeitos óticos norteiam essas pinturas, assim como as experimentações com cor.

“Natureza Espiritual da Realidade” − trabalho que dá nome a exposição − é uma instalação composta por dez mesas de madeira, configuradas como vitrines museológicas. O trabalho ganhou sua primeira forma em 2012, quando Zerbini o incluiu na mostra “Amor” no MAM-RJ e, em 2014, recebeu nova composição em “Pinturas na Casa Daros”, também no Rio de Janeiro. A cada exposição a ordenação das mesas e de seus elementos é alterada, dando ao trabalho um dinamismo constante.

A mostra fica em cartaz até 28 de março no Galpão Fortes Vilaça. O endereço: Rua James Holland, 71, Barra Funda. Mais informações no site do espaço.

SP–Arte Profile

Join the SP–Arte community! We are the largest art and design fair in South America and we want you to be part of it. Create or update your profile to receive our newsletters and to have a personalized experience on our website and at our fairs.