Conheça os palestrantes do primeiro debate da série Talks – Arte como valor, da SP-Arte/2015

24 Mar 2015, 6:28 pm

A 11ª edição da SP-Arte promove seu tradicional ciclo palestras em conjunto com a revista ARTE!Brasileiros.

O seminário Talks – Arte como valor / Art As a Value está marcado para os dois primeiros dias da feira, 09 e 10 de abril (quinta e sexta-feira). O programa dos encontros debate, junto a especialistas da cultura, colecionadores, historiadores de arte, investidores e galeristas, como se constrói o valor e o preço de uma obra de arte e as variáveis que influenciam tendências e posicionamentos de artistas e coleções.

Abaixo, você conhece um pouco sobre os palestrantes que abrem o programa na manhã de quinta (09).

Thomas Galbraith (nascido e criado na Inglaterra) vive em Nova York há dez anos. Com mestrado em História da Arte, trabalhou como especialista em História da Arte no Art Loss Register (ALR), como especialista em Coleções no AIG Private Group, como especialista em Belas Artes na AXA Art Insurance Corporation e como diretor de estratégia global na Artnet. Em 2010 fundou The Petraeus Group, uma firma de assessoria e consultoria financeira. Desde 2013 é diretor geral da Paddle8, casa de leilões online, sendo responsável por todos os leilões que visam lucro no site e por expandir o maior centro de lucros na empresa.

Paulo Herkenhoff (Espírito Santo, Brasil, 1949) é curador e crítico de arte. Foi curador adjunto do MoMA de Nova York (1999-2002) e atuou como consultor da Coleção Cisneros (Caracas, Venezuela) e da IX Documenta de Kassel (1991). No Brasil, foi curador-chefe do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (1985-1990), dirigiu o Museu Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro (2003-2006) e foi curador geral da XXIV Bienal de São Paulo (1998), conhecida como Bienal da Antropofagia. Atualmente, trabalha como diretor cultural do Museu de Arte do Rio (MAR).

Sarah Thornton (nascida no Canadá, atualmente vive em Londres, Reino Unido) construiu uma carreira de respeito dentro do universo da arte contemporânea. Escritora e socióloga da arte, ela é uma das poucas pessoas com acesso exclusivo aos bastidores do trabalho de nomes como Jeff Koons, Ai Weiwei, Marina Abramovic, Damien Hirst e a brasileira Beatriz Milhazes, entre outros. Atualmente, escreve para a revista The Economist, na qual foi redatora-chefe de arte contemporânea, colaborou com veículos como The New Yorker, Artforum e NPR. É formada em história da arte e PhD em sociologia. Sarah vem ao Brasil a convite da SP-Arte para participar do seminário Talks – Arte como valor, série de palestras da Feira, em parceria com a revista ARTE!Brasileiros, e lançar o livro O que é um artista?

Daniel Benevides é jornalista, tradutor e músico nas horas vagas. Estudou na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, mas já escrevia na imprensa desde os 16 anos de idade. Trabalhou no extinto Jornal da Tarde, em revistas como Bizz e Set, e colaborou com vários outros veículos, como a Bravo!, Vida Simples e a Folha de S. Paulo. Foi VJ, diretor e roteirista da MTV por dez anos, diretor e roteirista na TV Cultura e na RedeTV!, além de editor dos sites das revistas Trip e Tpm. Manteve uma coluna sobre livros no UOL por três anos e foi diretor de marketing da Cosac & Naify. Atualmente é editor especial do caderno de literatura da revista Brasileiros.

 

Programação e inscrições

Neste link você fica por dentro da programação completa dos Talks. Saiba mais também sobre os palestrantes da tarde de quinta (09) e de sexta (10).

As inscrições para o evento foram encerradas na última terça-feira (31), devido à lotação máxima. A SP-Arte e a ARTE!Brasileiros agradecem a todos que colaboraram com a divulgação do evento.

#sparte2015