O que ler e assistir antes das exposições de Sebastião Salgado

18 Jul 2019, 12:50 pm

Na década de 1980, Sebastião Salgado passou anos registrando aquele que foi considerado o maior sítio de garimpo a céu aberto do mundo – a Serra Pelada, na Amazônia Paraense. O resultado foi uma série de mais de cinquenta imagens que fez história no mundo, construindo um panorama que retrata a narrativa pessoal e coletiva de aventurança daqueles que largaram tudo para arriscar a sorte na descoberta do ouro. “Quando cheguei à beira desse buraco imenso” diz Salgado sobre a experiência “vi passar diante de mim, em uma fracção de segundo, a história da humanidade”.

Agora, quase quarenta anos depois, a séria ganha duas exposições na cidade de São Paulo: “Gold”, no Sesc Avenida Paulista (abertura 17 de julho, visitação gratuita), onde são exibidas fotos conhecidas e inéditas, e “Gold – Mina de ouro Serra Pelada”, na Galeria Mario Cohen (abertura 19 de julho, visitação gratuita), onde é apresentada uma seleção das imagens em impressões de tamanhos diferenciados. As exposições são complementadas pelo lançamento do livro “Sebastião Salgado – Gold”, pela editora Taschen, que traz o portfólio completo dos registros de Salgado em Serra Pelada.

Para entrar no ritmo Sebastião Salgado, fizemos uma lista de filmes e obras que ajudam a conhecer ainda mais o trabalho do artista.


Jacqueline Terpins
“Vase Glacial”, 2018

Blown glass
Object

© Andrés Otero

Indicado ao Oscar de melhor documentário em 2015, “O sal da Terra” é um testamento à força de Salgado, não apenas de seus trabalhos fotográficos como também da intenção humanitárias por trás deles. O documentário é uma parceria entre seu filho mais velho, Juliano Ribeiro, e o renomado diretor alemão Wim Wenders.


Noel Marinho
Untitled, 2021

Series: Aida
Enamelled ceramic 15.5 x 15.5cm applied on wooden structure. Color: black with coral.
Others: 16.14 x 16.14 inches: 41 x 41 cm

© Andre Nazareth

A biografia de Sebastião Salgado foi lançada em 2013, e conta a trajetória do homem que dedicou sua vida profissional a registrar a dignidade daqueles que enfrentam situações extremas, como a pobreza, os fluxos migratórios ou secas violentas. Publicado originalmente em francês, o livro foca nas políticas e militâncias do fotógrafo.


Noel Marinho
Untitled, 2021

Series: Tenreiro
Enamelled ceramic 15.5 x 15.5cm applied on wooden structure.
Others: 16.14 x 16.14 inches: 41 x 41 cm

© Andre Nazareth

A renomada coleção de livros sobre fotografia, a Photo Poche, chegou ao Brasil pela extinta editora Cosac Naify em 2011, e atualmente é republicada pelo Instituto Moreira Salles. Criada em 1982 em Paris, foi publicada pelo Centre Nationale de la Phtographie com o intuito de difundir a fotografia como expressão artística. Sebastião Salgado foi o primeiro fotógrafo brasileiro a integrar a coleção. Seu livro conta com texto crítico de Christian Caujolle.


Foram oito anos rodando o mundo em mais de 32 viagens para registrar a natureza em seu estado mais puro: a editora Taschen apresenta a publicação “Genesi”, que abarca a série homônima de Salgado, um de seus trabalhos de maior renome mundial. São mais de 500 páginas recheadas das características imagens em preto e branco de Salgado, apresentando um emocionante tributo à natureza de nosso planeta, abarcando rios, comunidades florestais, icebergs, a selva amazônica, e muito mais.

SP–Arte Profile

Join the SP–Arte community! We are the largest art and design fair in South America and we want you to be part of it. Create or update your profile to receive our newsletters and to have a personalized experience on our website and at our fairs.