SP-Arte lamenta a perda irreparável de Tomie Ohtake

12 Feb 2015, 3:06 pm

A artista plástica Tomie Ohtake, 101, faleceu nesta quinta-feira (12) em São Paulo. Ela estava na UTI do Hospital Sírio-Libanês desde a última terça-feira (10), quando sofreu uma parada cardíaca.

Tomie estava internada no Hospital desde o último dia 2 para tratar uma pneumonia. Ela reagia bem ao tratamento e teria alta na quarta (11), quando sofreu parada cardíaca após engasgar-se durante o café da manhã.

Fernanda Feitosa, fundadora e diretora da SP-Arte, em nome de toda a equipe da Feira, expressa profundo pesar pela perda irreparável da artista.

“Não há palavras suficientes que façam jus à trajetória humana de Tomie Ohtake. A pureza de seu trabalho e de suas linhas falam por si. Ela deixa um legado importante de trabalhadora incansável, profissional comprometida com sua arte, fiel a suas convicções estéticas e artísticas. Soube manter-se curiosa e não ter receio de se reinventar. Esses são, talvez, os maiores segredos de sua carreira e vida longevas. Uma dama como poucas que tive o prazer de conhecer”, diz Fernanda.

Tomie Ohtake nasceu em Kioto, no Japão, em 21 novembro de 1913. Chegou ao Brasil em 1936, mas só começou a pintar aos 40 anos de idade, dando início a uma trajetória singular na arte nacional. Os anos 1960, quando se naturalizou brasileira, foram decisivos para a sua maturação como pintora originária da abstração informal. O domínio da esfera técnica de seu trabalho foi então confluindo com sua personalidade, passando a servi-la plenamente.

O velório acontece nesta sexta-feira, dia 13 de fevereiro, no Instituto Tomie Ohtake, das 8h às 14h. O endereço é Rua Coropés, 88, Pinheiros, São Paulo.

(com informações da Revista Brasileiros)

SP–Arte Profile

Join the SP–Arte community! We are the largest art and design fair in South America and we want you to be part of it. Create or update your profile to receive our newsletters and to have a personalized experience on our website and at our fairs.