Rafael RG com curadoria de Marta Mestre

28 Aug 2014, 9:49 am

Marta Mestre, que participou da primeira edição do Laboratório Curatorial da SP-Arte, em 2012, volta a São Paulo para mais uma curadoria, dessa vez na nova galeria Sé.

É a exposição individual de Rafael RG.

Abertura dia 31 de agosto das 11h às 19h
Exposição: de 4 de setembro à 8 de novembro de 2014
Visitação quintas e sextas das 12h às 19h
sábado das 12h às 17h

 

Rafael RG – Ps: Há alguma coisa que você espera de mim ?

 Sé apresenta, a primeira exposição individual em galeria comercial do artista Rafael Rg. A mostra vai abranger sua recente produção e trabalhos inéditos feitos especialmente para o local.

Rafael RG tem como ponto de partida projetos não realizados ou inconclusos flexibilizando o ciclo (fechado?) que vai de uma simples ideia a uma obra de arte finalizada. Segundo Marta Mestre curadora portuguesa da mostra, que vive no Rio de Janeiro e trabalha no Museu de Arte Moderna o artista “investiga a pertinência e a impertinência das imagens em relação aos seus espaços e usos”.

Serão apresentados fotografias, instalações, e obras site specific. Segundo Marta Mestre, curadora da exposição na Sé,  “o seu trabalho tem uma contundência ao mesmo tempo poética e política”.

Sobre o artista
Rafael Rg, nascido em São Paulo (1986) iniciou a sua trajetória em 2007, no campo cruzado das artes visuais, da performance, e da pesquisa.

Em 2006 recebeu bolsa de estudos integral do programa federal PROUNI para cursar Artes visuais na Faculdade de Belas Artes de São Paulo, desde então vem participando de mostras e festivais em várias cidades do Brasil e países como Argentina, México, Colombia, Polônia,Espanha, Alemanha e Holanda. Em 2013 recebeu os seguintes prêmios : 15* Festival Cultura Inglesa, 1* Prêmio Foco ArtRio, Prêmio Honra ao Mérito Arte e Patrimônio/ IPHAN  e Prêmio aquisição do Centro Cultural São Paulo.

Em seu trabalho o artista propõe a releitura, investigação e transição para o campo da arte de fatos históricos através da junção de documentos da época e objetos ficcionais que cria, para tanto vem realizado pesquisas para obras e  instalações em arquivos públicos, como por exemplo, o  Arquivo Público do Estado de São Paulo e na Amerika-Gedenkbibliothek em Berlim.

 

SP–Arte Profile

Join the SP–Arte community! We are the largest art and design fair in South America and we want you to be part of it. Create or update your profile to receive our newsletters and to have a personalized experience on our website and at our fairs.