Publicações narram trajetórias ilustres na arquitetura brasileira

8 Oct 2019, 10:58 am

Procurando boas leituras sobre o mundo do design e da arquitetura? As publicações dedicadas a este campo costumam aliar projetos gráficos inovadores a longos ensaios fotográficos e textuais, buscando retratar a atmosfera dos projetos arquitetônicos e os meandros dessas histórias.

Confira quatro livros lançados recentemente por duas das principais editoras do ramo, a Olhares e a Monolito, que remontam trajetórias de destaque. Confira!


Vários autores

Toda a originalidade e versatilidade de José Zanine Caldas é colocada em evidência em uma publicação recém-lançada pela Editora Olhares. “José Zanine Caldas” reúne mais de trezentas imagens históricas e atuais – destaque para ensaio do fotógrafo de arquitetura André Nazareth – e textos de diferentes autores que remontam a trajetória do designer autodidata. De maquetista a construtor de casas, Caldas privilegiou matérias-primas tradicionais e ao mesmo tempo inovou na indústria moveleira, deixando contribuições fundamentais para o desenho moderno no País. No ano em que Zanine Caldas completaria cem anos, relembre o artigo escrito por Amanda Carvalho para a primeira edição da revista traço— , que conta detalhes da história do designer, e o texto da jornalista Regina Galvão, abordando a reconstituição do escritório de Zanine Caldas na SP-Arte 2019.


Marina Linhares, Noemi Jaffe e Ruy Teixeira

Em “Alguém passa por aqui e deixa alguma coisa”, o trabalho da arquiteta Marina Linhares é atravessado pela poesia: a escrita literária de Noemi Jaffe e o olhar acurado do fotógrafo Ruy Teixeira revelam com vigor o processo criativo de Linhares ao redecorar uma casa abandonada na Serra da Bocaina, entre o Rio de Janeiro e São Paulo. Diversas viagens para fora e pelo interior do Brasil, memórias pessoais e referências compuseram esta “casa-livro”, em que as inspirações tanto para a residência quanto para a publicação se misturam entre afetos e reflexões de seus autores. O livro, lançado também pela editora Olhares, tem projeto de Baba Vacaro e conta ainda com postais encartados e QR-Codes que conduzem a vídeos produzidos em alguns dos locais da pesquisa.


Org. Fernando Serapião e Guilherme Wisnik

É possível que a obra “Infinito vão – 90 anos de arquitetura moderna brasileira”, lançada neste ano pela editora Monolito, seja um dos mais importantes compêndios em torno de projetos emblemáticos de arquitetos brasileiros ou radicados por aqui. A publicação é o resultado de uma pesquisa intensa de Guilherme Wisnik e Fernando Serapião que, ao longo de dois anos, reuniram milhares de materiais – textos, desenhos, maquetes – para uma mostra na Casa de Arquitectura, em Portugal. A exposição debruçou-se sobre mais de cem projetos de nomes como Oscar Niemeyer, Lina Bo Bardi, Burle Marx e tantos outros que transformaram paisagens, cidades e a própria história da arquitetura brasileira. A publicação tem quatrocentas páginas, ricamente ilustradas com desenhos e fotos, além de textos de vários autores, como Ana Luiza Nobre, Daniele Pisanni e Jean-Louis Cohen, que realizam cruzamentos com o cinema, a música e a literatura para abraçar outros repertórios e públicos.


Vários autores

A Monolito surgiu com a missão de lançar bimestralmente uma revista monográfica sobre arquitetura, com a densidade e o cuidado que um livro exige. Essas publicações já se tornaram referências para a investigação e a divulgação de temas, figuras e obras ligadas ao mundo da arquitetura e do design. O papel das instituições, a história das técnicas e dos materiais utilizados tipicamente pela arquitetura brasileira, além de discussões contemporâneas do campo, são alguns dos focos destas revistas. A Monolito #44/45 analisa os sete anos de atuação do Bernardes Arquitetura, um dos escritórios mais ativos no Brasil hoje. A edição reflete ainda sobre as diferentes tipologias residenciais trabalhadas pelas três gerações dos Bernardes: o avô, Sergio Wladimir Bernardes (1919–2002), um dos mais destacados profissionais cariocas da segunda geração de arquitetos modernos brasileiros, seu filho, Claudio Bernardes (1949–2001), e seu neto, Thiago Bernardes, atual diretor do estúdio.

SP–Arte Profile

Join the SP–Arte community! We are the largest art and design fair in South America and we want you to be part of it. Create or update your profile to receive our newsletters and to have a personalized experience on our website and at our fairs.