Pioneiro da fotografia de moda, Otto Stupakoff ganha retrospectiva no IMS-RJ

12 Dec 2016, 10:45 am

O IMS-RJ apresenta a partir de 13 de dezembro (terça-feira) uma retrospectiva dedicada ao paulistano Otto Stupakoff (1935-2009), pioneiro da fotografia de moda no Brasil e um dos fotógrafos brasileiros de maior projeção internacional.

Otto Stupakoff: beleza e inquietude tem curadoria de Bob Wolfenson e Sergio Burgi e reúne cerca de 300 fotografias, além de publicações e vídeos, apresentando sua produção realizada entre 1955 e 2005.

O acervo de Stupakoff está sob a guarda do IMS desde 2008 e é composto por 16 mil imagens. Para contemplar essa trajetória, a mostra divide-se em quatro grandes temas: seus anos de formação e primeiros trabalhos; os anos de 1960 a 1970 com sua colaboração para as principais revistas de moda do mundo, como Harper’s Bazaar e Vogue, e retratos de personalidades como Jack Nicholson e Truman Capote; sua série de nus; e uma sala dedicada a fotos de viagens.

Na ocasião da abertura, o espaço recebe uma conversa entre os curadores Wolfenson, Burgi e Thomaz Souto Corrêa. Anote o endereço do Instituto Moreira Salles no Rio de Janeiro: Rua Marquês de São Vicente, 476, Gávea. Você encontra mais informações no site da instituição.

SP‑Arte Profile

Subscribe and stay in touch with the main events in the world of art