Editorial
Pioneira da arte contestatória e erótica, Teresinha Soares ganha retrospectiva no Masp
25 Apr 2017, 10:05 am
O Masp – Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand inaugura no dia 27 de abril (quinta-feira) a exposição Quem tem medo de Teresinha Soares?, que apresenta um panorama da obra da mineira – referência no trabalho com questões relacionadas à mulher no Brasil dos anos 1960 e 70.
A mostra tem curadoria de Rodrigo Moura e ocupa o segundo subsolo do museu com pinturas, desenhos, gravuras, caixas-objetos, relevos e instalações, além de documentação fotográfica sobre as performances e happenings pioneiros de Soares.
Precursora na abordagem de temas como liberação sexual, violência contra a mulher, maternidade e prostituição, a artista também fez obras lidando com acontecimentos políticos, como na série de pinturas Vietnã (1968). A representação do corpo é um dos motivos mais recorrentes de sua obra, abrangendo desde o erotismo e o sexo, até o nascimento, a morte e a relação com a natureza.
Quem tem medo de Teresinha Soares? é sua primeira grande individual em mais de 40 anos, sua estreia em museus, e faz parte de uma série de programação do Masp dedicada a artistas mulheres. A mostra segue até 06 de agosto na Avenida Paulista, 1578. Mais informações no site.
SP–Arte Profile
Create your SP–Arte profile to receive our newsletters, create your own collections and have an enhanced experience of our website