Oca destaca primeira retrospectiva de Francesco Vezzoli no Brasil

9 Nov 2016, 10:45 am

A Oca, no Parque Ibirapuera, recebe a partir de 10 de novembro (quinta-feira) a mostra Francesco Vezzoli Cinerama, primeira retrospectiva do artista e cineasta italiano no Brasil.

Representado pela Galleria Franco Noero, de Turim, e com trabalhos apresentados em edições recentes da SP-Arte, sua obra examina questões relacionadas a sexo, opressão e narcisismo na cultura ocidental, e consiste na criação de paródias e alegorias subversivas: bordados, fotografia, escultura, trailers satíricos para filmes e performances site-specific com participações de celebridades.

A exposição na Oca reúne um conjunto de 16 produções audiovisuais – que abrange desde seus primeiros vídeos na década de 1990 e início dos 2000, como The End of the Human Voice, de 2001, encenado pelo próprio artista e Bianca Jagger, até o vídeo da performance Right You Are (If You Think You Are), de 2007, baseada na obra de Luigi Pirandello e estrelado por um elenco que inclui as atrizes Cate Blanchett e Natalie Portman.

Também ganha destaque Amália Traída, de 2004, protagonizado pela brasileira Sonia Braga. O filme, apresentado na 26ª Bienal de São Paulo, retrata a vida da rainha do fado, Amália Rodrigues, como uma telenovela kitsch.

Francesco Vezzoli Cinerama segue em cartaz até 11 de dezembro. Anote o endereço: Avenida Pedro Álvares Cabral, s/n, portão 3, Parque Ibirapuera. Você pode adquirir ingressos pelo site ingressorapido.com.br ou na bilheteria do local.

SP‑Arte Profile

Subscribe and stay in touch with the main events in the world of art