Editorial
Mostra na FASS apresenta daguerreótipos de Francisco Moreira da Costa
16 Nov 2015, 5:54 pm
A partir deste sábado (21), a FASS apresenta a exposição “A Placa Mágica”, que destaca a recente produção de daguerreótipos de Francisco Moreira da Costa.
Esta é a primeira individual em São Paulo do artista, único brasileiro com dedicação sistemática à daguerreotipia, processo fundador da fotografia e que tem origem na França do século 19.
A técnica surpreendeu o mundo por sua capacidade de reproduzir a realidade, com uma definição que nunca foi superada. Além disso, confere à fotografia o status de joia, pois a imagem é formada sobre a prata e, muitas vezes, tratada com uma viragem em ouro. Cada exemplar é um original único.
Durante as décadas de 1840 e 1850, milhões de placas foram feitas no mundo, principalmente retratos. Com a evolução tecnológica no século 20 e processos de menor custo, os daguerreótipos se tornaram raridades.
Moreira da Costa corta suas próprias placas de cobre, que medem 11 x 9 cm ou a metade, 5,5 x 4,5 cm. Ele retrata objetos da cultura popular, como estatuetas de São Jorge ou de Iemanjá, além de objetos como candeeiros e cestas de vime. A figura humana aparece numa imagem em que o corpo de uma mulher se encontra coberto por uma enorme folha de taioba.
“A Placa Mágica” fica em cartaz até 30 de janeiro na FASS: Rua Rodésia, 26, Vila Madalena. Mais informações no site do espaço.
SP–Arte Profile
Join the SP–Arte community! We are the largest art and design fair in South America and we want you to be part of it. Create or update your profile to receive our newsletters and to have a personalized experience on our website and at our fairs.