João Carlos de Figueiredo Ferraz
SP-Arte

Morre João Carlos de Figueiredo Ferraz

SP–Arte
9 Sep 2021, 1:24 pm

Faleceu no dia 06 de setembro, aos 69 anos,  o empresário João Carlos de Figueiredo Ferraz, grande entusiasta e incentivador das artes visuais no Brasil.

Filho de ex-prefeito de São Paulo, o engenheiro José Carlos de Figueiredo Ferraz —que fez os cálculos para o vão livre do Masp—, ele começou a colecionar arte ha cerca de quarenta anos atras, com foco na geração brasileira que emergia nos anos 1980. Com muito empenho e dedicação, o colecionador ajudou a consolidar nos anos recentes o interior paulista como importante polo cultural ao fundar o Instituto Figueiredo Ferraz, em Ribeirão Preto, em 2011. O IFF conta com um acervo de mais de mil obras.

Ele também foi presidente da Fundação Bienal de São Paulo entre 2016-2018 e membro do conselho de diversas instituições artísticas nacionais como Museu de Arte de São Paulo, o Masp, o Museu de Arte Moderna de São Paulo, o MAM, a Pinacoteca do Estado de São Paulo e o Museu Brasileiro de Ecologia e Escultura, o MuBE, ou mesmo internacionais, como o Museu de Arte Moderna de Nova York, o MoMA. 

SP–Arte Profile

Create your SP–Arte profile to receive our newsletters, create your own collections and have an enhanced experience of our website