Luciana Brito Galeria recebe primeira individual do mexicano Bosco Sodi no Brasil

30 Mar 2017, 10:05 am

A Luciana Brito Galeria dá início a sua nova temporada de exposições no dia 1º de abril (sábado), com a abertura da primeira individual de Bosco Sodi no Brasil. Voragine ocupa todo o espaço da galeria e destaca trabalhos inéditos do mexicano, que explora a relação entre natureza e cultura.

A palavra que dá titulo à mostra tem origem no latim e significa, em termos gerais, “consumo violento”. Aqui, é usada como metáfora ao modo de vida ocidental, marcado pelo consumismo e exploração desenfreada dos recursos naturais. Em suas variadas expressões – telas, esculturas e instalações –, o trabalho de Sodi propõe reflexões sobre essas características do modo de vida contemporâneo.

Nos nichos de vidro que delimitam os jardins internos da galeria, o artista expõe uma instalação composta por pequenas pedras vulcânicas extraídas do vulcão Ceboruco, no México, banhadas em esmalte cerâmico de ouro – que alude tanto a exploração e destruição que marcaram a historia social desse metal, quanto a sua simbologia de perfeição.

Já as telas são concebidas através de substâncias minerais e pigmentos naturais. Trabalhadas sobre linho, elas apresentam efeitos diferentes dos obtidos em lona, evidenciando reações químicas e texturas diversas.

Voragine integra a programação do Gallery Night, promovido pela SP-Arte, e segue em cartaz na Luciana Brito até 06 de maio. O endereço é Avenida Nove de Julho, 5.162. Saiba mais no site da galeria.

Perfil SP–Arte

Create your SP–Arte profile to receive our newsletters, create your own collections and have an enhanced experience of our website