residenciaDestaque
SP-Arte

Inscrições abertas para o Prêmio de Residência SP-Arte & Capacete

SP-Arte
12 Feb 2020, 2:57 pm

Please note: SP-Arte 2020 has been suspended due to force majeure. Check out our official statement in full.

Neste ano, a SP-Arte oferece, em parceria com Associação Cultural CAPACETE, no Rio de Janeiro, uma residência com duração de três meses destinada exclusivamente a artistas brasileiro(a)s. O(a) artista contemplado(a) receberá uma bolsa de R$ 2 mil por mês, durante o período da residência, além do transporte até o Rio.

Podem concorrer ao Prêmio artistas brasileiro(a)s ou naturalizado(a)s, que sejam representado(a)s por galerias integrantes da SP-Arte, em 2020. Para participar da seleção, é necessário enviar os documentos abaixo para o e-mail opencall@capacete.org:

(1) Uma carta de intenção indicando interesses e perspectivas de pesquisa;
(2) CV detalhando até 5 projetos recentes, exposições individuais e em grupo, workshops e residências;
(3) Entre 5 e 10 imagens em alta resolução, que podem incluir projetos/ideias não realizados.

O prazo de inscrição vai até 6 de março de 2020. Serão aceitas apenas inscrições realizadas pelos próprios artistas (e não pelas galerias que os representam).

As inscrições serão encaminhadas para o júri, composto por representantes da CAPACETE e da SP-Arte. A lista dos 5 (cinco) pré-selecionados será divulgada no site e nas redes sociais das duas instituições, no dia 20 de março de 2020, e o vencedor será anunciado no dia 2 de abril, durante a SP-Arte 2020, no estande da CAPACETE. A residência irá acontecer entre agosto de 2020 e março de 2021, a data será definida posteriormente em conjunto com o(a) artista selecionado(a).

Para que a inscrição seja devidamente considerada pelo júri, confira detalhes sobre a convocatória e seus requisitos. É indispensável ler o documento com atenção antes de começar o processo.


Com 22 anos de experiência, CAPACETE é o mais antigo programa de residência artística-cultural do Brasil. Com programas de pesquisa de 3, 6 e 10 meses de duração, oferece cursos, workshops, seminários, biblioteca e acervo aos seus residentes. CAPACETE incorpora formas de ação auto-organizadas, participativas e colaborativas em que os profissionais envolvidos se encontram para desenvolver práticas alinhadas ao pensamento crítico e artístico contemporâneo.

SP‑Arte Profile

Subscribe and stay in touch with the main events in the world of art