Sem título, John Graz (1932). Guache e grafite sobre papel. (detalhe) Acervo da Pinacoteca do Estado de São Paulo, doação do Instituto John Graz
What’s up

"Idílio tropical e moderno": John Graz na Pinacoteca

Paula Nunes
29 Jul 2021, 6:11 pm

John Graz, nascido em 1891, na Suíça, é um dos mais significativos artistas do modernismo brasileiro. Em suas viagens e estudos pela Europa, conhece Regina Gomide, com quem se casa, em 1920, no Brasil. Através dela e de seu cunhado, Antônio Gomide, o artista foi apresentado ao círculo modernista, onde teve grande impacto na projeção de correntes diversas do modernismo paulista e teve contato com nomes como Oswald de Andrade. Ele foi um dos responsáveis pela fundação da Sociedade Pró-Arte Moderna, integrou o Clube dos Artistas Modernos, foi colaborador da Klaxon e participou, em 1922, da famosa Semana de Arte Moderna. Simultaneamente a isso, a vasta obra de John Graz protagonizou diversas exposições, tanto no Brasil quanto no exterior. 

A Pinacoteca do Estado de São Paulo apresenta entre 31 de julho e 31 de janeiro de 2022, obras, documentos e fotografias do artista. A instituição, que já mostrou seu legado em 2000 e 2005, nas mostras “500 anos – Design” e “Mestres do Modernismo” organiza agora “John Graz: idílio tropical e moderno” – com curadoria de Fernanda Pitta e Thierry Freitas – que trabalhará a visão particular que Graz teve sobre o Brasil. Grande parte dos aproximados 155 itens que integrarão a mostra foram doados ao acervo da Pinacoteca pelo Instituto John Graz, criado em 2005 por Annie Graz, com quem o artista foi casado de 1974 até o ano de sua morte, em 1980.

Instituto John Graz.

"Carnaval em Olinda", John Graz (1976). Grafite sobre papel. (Crédito: Isabella Matheus/Acervo da Pinacoteca do Estado de São Paulo, acervo do Instituto Jo
Sem título, John Graz (1935). Guache e grafite sobre papel. (Crédito: Isabella Matheus/Acervo da Pinacoteca do Estado de São Paulo, doação do Instituto John Graz).
"Encontro com a Terra Nova", John Graz (1939). Grafite sobre papel. (Crédito: Isabella Matheus/Acervo da Pinacoteca do Estado de São Paulo, doação do Instituto John Graz).

A exposição, que “ressalta a dedicação de Graz à criação de um imaginário moderno e tropical”, promete realizar a missão do Instituto de preservar, estudar e difundir a obra do artista, em sintonia à da Pinacoteca, que se dedica às artes visuais brasileiras e seu diálogo com o mundo. 

Através de sete núcleos, a exposição investiga as principais temáticas que a carreira do artista abarcou, dentre as quais obras sobre a questão indígena nacional, bastante influente sobre sua produção. Sobre as obras que Graz produz, influenciado pelos desenhos, padrões e cotidianos indígenas com os quais entra em contato durante suas viagens pelo Norte e Nordeste do país, a curadora Fernanda Pitta alerta à romantização dos povos indígenas contida nas obras de Graz, que mantêm “forte relação com uma certa ideia de forma ‘primitiva’, sintética e quase abstrata, explorada por artistas das vanguardas”, e que aparece na estética desenvolvida pelo artista.

A exposição na Estação Pinacoteca olha atentamente para a vasta produção de John Graz. Além das fotografias e documentos, são destaques na mostra as peças de mobiliário e design brasileiros, estudos de arquitetura e até ornamentos de projetos residenciais. Com isso, o que a mostra procura é evidenciar, juntamente ao fascínio de John Graz pelo Brasil, o alcance de seu domínio artístico.

Instituto John Graz (São Paulo). John Graz e suas andanças pelo Brasil de Mario de Andrade. Instituto John Graz, 1 set. 2017. Disponível em: http://www.institutojohngraz.org.br/
john-graz-e-suas-andancas-pelo-brasil-de-mario-de-andrade/.

PINA10823_JUN_2021_IM
John Graz em seu ateliê em Genebra, Suíça (1918). Coleção de Annie Graz, São Paulo.

SP–Arte Profile

Join the SP–Arte community! We are the largest art and design fair in South America and we want you to be part of it. Create or update your profile to receive our newsletters and to have a personalized experience on our website and at our fairs.