Galeria Estação destaca esculturas em madeira do cearense Nino

11 Mar 2016, 12:03 pm

A Galeria Estação abre na próxima terça-feira (15) sua primeira mostra de 2016, dedicada ao cearense João Cosmo Felix (1920-2002), o Nino. Na mesma ocasião, será lançado o documentário “Nino”, dirigido por André Parente – que também assina a curadoria da exposição.

A individual reúne 20 trabalhos, produzidos entre 1980 e 1990, do artista que viveu de forma muito precária, mas cuja obra hoje é reconhecida mesmo fora do Brasil.

Utilizando poucas ferramentas (facão, machadinha e, por vezes, formão e goiva), as formas esculpidas são simples. Há peças que ganham figura única – homem ou animal – e outras que trazem uma narrativa, sempre com o uso de cores vibrantes e pouca intervenção no entalhe.

“Geralmente não tem nada a ver com o universo religioso e mítico, trata-se, no mais das vezes, de homens e animais, que, à exceção do elefante, são parte do universo nordestino”, aponta o curador.

A mostra fica em cartaz na Estação até 30 de abril. O endereço: Rua Ferreira de Araújo, 625, Pinheiros. Saiba mais no site do espaço.

SP–Arte Profile

Create your SP–Arte profile to receive our newsletters, create your own collections and have an enhanced experience of our website