Filial paulistana da Galeria Bolsa de Arte apresenta obras de Eduardo Haesbaert

19 May 2015, 5:27 pm

A filial paulistana da Galeria Bolsa de Arte, de Porto Alegre, apresenta a partir de terça-feira (26) a exposição “Negro de Fumo”, na qual o gaúcho Eduardo Haesbaert expõe 25 obras, entre pastéis sobre tela e pastéis sobre papel, em sua maioria negros e brancos, além de uma gravura em metal.

Parte das obras tem grandes dimensões (2,66 x 2,85 metros), parte médias (50 x 50 cm e 30 x 30 cm). É a terceira individual do artista na galeria e a primeira na filial paulistana.

Reconhecido por seu trabalho como coordenador do Ateliê de Gravura da Fundação Iberê Camargo, Haesbaert foi assistente do próprio Iberê, trabalhando junto a ele na impressão de suas gravuras entre 1990 e 1994. Na série apresentada na Bolsa de Arte, contudo, na maior parte das obras o artista emprega outra técnica: ele usa suas próprias mãos – palmas e dedos – como instrumentos para espalhar o pigmento negro obtido com o pastel seco.

As imagens são compostas de ângulos, sombras e cores, buscam um diálogo com a arquitetura da galeria e subvertem a perspectiva espacial usual, a partir do negro que borra contornos e toma conta dos espaços.

No mesmo dia 26 de maio, a galeria abre também a exposição fotográfica de Leonardo Finotti, fotógrafo de arquitetura que apresenta obras do modernismo latino-americano.

“Negro de Fumo”, de Eduardo Haesbaert, fica em cartaz até o dia 25 de julho. Anote o endereço da Bolsa de Arte em São Paulo: Rua Mourato Coelho, 790, Vila Madalena. Para mais informações, acesse o site.

SP–Arte Profile

Join the SP–Arte community! We are the largest art and design fair in South America and we want you to be part of it. Create or update your profile to receive our newsletters and to have a personalized experience on our website and at our fairs.