Exposição no Galpão VB reflete sobre disputas territoriais na América Latina com obras em vídeo

13 Feb 2017, 11:27 am

Está em cartaz no Galpão VB a primeira mostra da Associação Cultural Videobrasil em 2017. A coletiva Resistir, reexistir se volta para a produção em vídeo de artistas da América Latina, que retomam a representação da paisagem por meio de associações às disputas territoriais na região.

Com curadoria de Gabriel Bogossian, a exposição reúne 12 obras do Acervo Videobrasil e um conjunto de fotografias documentais e entrevistas realizadas com pesquisadores e ativistas. Obras de Cao Guimarães, Luiz Roque, Jorge La Ferla e Jorge Amaolo, Eder Santos, Marcellvs L., Ana Vaz e Aurélio Michiles, entre outros, fazem parte da seleção.

O título faz referência a resistir = (re) existir, obra de Marcelo Cidade realizada em 2005. A convite do artista Daniel Lima, ele participou de uma das intervenções que buscava trazer visibilidade à ocupação Prestes Maia, escrevendo em 2 mil folhas sulfite – mesmo número de moradores do espaço – a frase “resistir = (re) existir”. Essa pilha de papéis foi colocada no topo do edifício e espalhada pela capital paulista pelo vento.

A partir desse trabalho, Resistir, reexistir apresenta obras que se aproximam do território de maneiras diversas: desde a presença de viajantes naturalistas no Brasil até a implosão do Pruitt-Igoe, conjunto habitacional icônico de St. Louis, nos Estados Unidos.

A exposição fica no Galpão VB até 18 de março. O endereço é Avenida Imperatriz Leopoldina, 1.150, Vila Leopoldina. Confira informações adicionais no site do espaço.

SP–Arte Profile

Join the SP–Arte community! We are the largest art and design fair in South America and we want you to be part of it. Create or update your profile to receive our newsletters and to have a personalized experience on our website and at our fairs.