Editorial
Em mostra no Masp, pinturas de Wanda Pimentel reivindicam lugar do feminino na arte brasileira
18 May 2017, 10:05 am
O Masp – Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand inaugura no dia 18 de maio (quinta-feira) Wanda Pimentel: Envolvimentos, primeira exposição da artista carioca a se concentrar na série Envolvimento, concebida a partir de 1967.
Ao todo, são exibidas cerca de 30 pinturas, vindas de coleções institucionais e privadas, com destaque para os anos 1967-69 – seu período mais prolífico. As obras, de cores chapadas e vibrantes, retratam fragmentos de corpos em meio a objetos do cotidiano, como eletrodomésticos, móveis e outros itens.
“A partir de seu envolvimento com o corpo feminino”, diz Camila Bechelany, curadora da mostra ao lado de Adriano Pedrosa, “os objetos parecem ganhar vida, da mesma forma que o corpo parece se desumanizar em meio aos utensílios. Assim, eles não são mais reduzidos a sua funcionalidade; parecem, por outro lado, ser animados e conviver de igual para igual com as pernas, os pés e dedos brancos na pintura.”
Essa relação revela uma crítica à sociedade de consumo e ao período de repressão sexual e de ideias durante a ditadura militar no Brasil. É também um momento chave da emancipação feminina, do qual Pimentel se aproveita para representar o corpo a partir de um olhar que reivindica – de forma sutil – o lugar do feminino na arte.
Wanda Pimentel: Envolvimentos faz parte de uma série de programação do Masp atenta a temas da sexualidade e do gênero. A mostra segue até 17 de setembro na Avenida Paulista, 1578. Mais informações no site.
SP–Arte Profile
Join the SP–Arte community! We are the largest art and design fair in South America and we want you to be part of it. Create or update your profile to receive our newsletters and to have a personalized experience on our website and at our fairs.