Editorial
Confira exposições com artistas brasileiros no Festival Pacific Standard Time: LA/LA em Los Angeles
12 Sep 2017, 4:54 pm
Artistas brasileiros chegam para ensolarar ainda mais o circuito de arte da Califórnia neste segundo semestre de 2017! É o Festival Pacific Standard Time: LA/LA aproximando a arte latino-americana dos Estados Unidos. São inúmeras exposições e atividades que promovem nomes de países como Brasil, México, Argentina e Cuba. Com realização da Getty Foundation, o Festival acontece até janeiro de 2018 em Los Angeles e arredores – San Diego e Santa Bárbara também entram no roteiro. Selecionamos onze exposições marcadas pela presença dos artistas brasileiros. Confira!
MOCA – THE MUSEUM OF CONTEMPORARY ART, LOS ANGELES
Com curadoria de Bryan Barcena and Helen Molesworth, “Anna Maria Maiolino” é a primeira grande retrospectiva da artista brasileira em um museu norte-americano. O acervo da mostra reúne obras produzidas a partir dos anos 1960. Até 31 de dezembro de 2017, em Los Angeles.
Artista brasileira: Anna Maria Maiolino
“Radical Women: Latin American Art 1960-1985” marca a herança artística de mulheres de origem latino-americana. Cinquenta países são representados na mostra e o Brasil é a nação com o maior número de artistas. Até 31 de dezembro de 2017, em Los Angeles.
Artistas brasileiras: Amelia Toledo, Letícia Parente, Lygia Clark, Lygia Pape, Martha Araújo, Teresinha Soares, Regina Silveira, Wanda Pimentel, entre outras.
LACMA – LOS ANGELES COUNTY MUSEUM OF ART
“A Universal History of Infamy” congrega artistas que comentam temas como a constituição da América Latina e a intensa migração dos latino-americanos para os Estados Unidos. Até 12 de fevereiro de 2018, em Los Angeles.
Artistas brasileiros: Carla Zaccagnini e Tamara Guimarães
“Axé Bahia: The Power of Art in an Afro-Brazilian Metropolis” explora a complexidade cultural de Salvador, capital da Bahia. São mais de cem trabalhos influenciados pela identidade afro-brasileira. Até 15 de abril de 2018, em Los Angeles.
Artistas brasileiros: Ayrson Heráclito, Caetano Dias, Carybé, Mario Cravo Neto, Rommulo Vieira Conceição, entre outros.
LAMAG – LOS ANGELES MUNICIPAL ART GALLERY
“Condemned to Be Modern” traz obras de artistas do século 21 que tenham respondido criticamente à arquitetura modernista na América Latina, em especial em países como Brasil, Cuba e México. Até 28 de janeiro de 2018, em Los Angeles.
Artistas brasileiros: Clarissa Tossin, Jonathas de Andrade, Mauro Restiffe, Renata Lucas, entre outros.
“Building Material: Process And Form In Brazilian Art” expõe três gerações de artistas e enfatiza a afinidade entre os materiais, os processos e as formas utilizadas. O ponto de partida é o trabalho do pintor e fotógrafo Geraldo de Barros. Até 18 de outubro de 2017, em Los Angeles.
Artista brasileiros: Celso Renato, Erika Verzutti, Geraldo de Barros, Ivens Machado, Lucas Simões, Nuno Ramos, Paulo Monteiro, Rodrigo Cass, entre outros.
“Solange Pessoa” é a primeira individual da artista mineira nos Estados Unidos. Concepções como tempo, intuição e memória guiam o trabalho exposto, que inclui pinturas e esculturas. Até 14 de outubro de 2017, em Los Angeles.
Artista brasileira: Solange Pessoa
Esta exposição colaborativa leva obras de 18 galerias latino-americanas a um armazém no centro de Los Angeles. À frente da curadoria, a mostra conta com a espanhola Claudia Segura e com a brasileira Luiza Teixeira de Freitas, responsável também pelo setor Solo da SP-Arte. Até 28 de outubro, em Los Angeles.
Galerias brasileiras: Nara Roesler e Vermelho
“Interiors” é a primeira grande exposição de Adriana Varejão na Costa Oeste do Estados Unidos. Pinturas, esculturas e videoinstalações fazem parte da mostra que expressa a pluralidade de linguagem da artista. Até 25 de outubro de 2017, em Beverly Hills.
Artista brasileira: Adriana Varejão
Em “Valeska Soares: Any Moment Now”, temas como amor, desejo, memória e tempo são englobados no corpo do trabalho exposto; são quase cinquenta obras da artista. Até 31 de dezembro de 2017, em Santa Barbara.
Artista brasileira: Valeska Soares
MUSEUM OF CONTEMPORARY ART SAN DIEGO
“Memories of Underdevelopment: Art and the Decolonial Turn in Latin America, 1960-1985” mostra como artistas latino-americanos interpretaram esteticamente a falsa promessa de modernização no pós-guerra. Até 21 de janeiro de 2018, em San Diego.
Artistas brasileiros: Hélio Oiticica e Lygia Pape.
UNIVERSITY GALLERIES (UNIVERSITY OF SAN DIEGO)
“Xerografia: Copyart in Brazil, 1970–1990” apresenta ao público internacional a técnica da xerografia, bastante tradicional no Brasil. Até 16 de dezembro de 2017, em San Diego.
Artistas brasileiros: Eduardo Kac, Hudinilson Jr., Mario Ramiro, Paulo Bruscky, entre outros.
#respirearte
SP–Arte Profile
Join the SP–Arte community! We are the largest art and design fair in South America and we want you to be part of it. Create or update your profile to receive our newsletters and to have a personalized experience on our website and at our fairs.