Bolsa de Arte destaca séries fotográficas de Vera Chaves Barcellos

3 Aug 2015, 6:29 pm

A filial paulistana da Bolsa de Arte inaugura neste sábado (08) “Fata Morgana ou A Imagem Transformada”, de Vera Chaves Barcellos.

Embora tenha iniciado seu trabalho em outros suportes – na década de 1960, dedicou-se à pintura e a gravuras abstratas –, a artista gaúcha trabalha hoje majoritariamente com fotos, vídeos e instalações.

Sua obra sempre trouxe reflexões sobre a natureza da imagem e a crítica à ideia de representação na contemporaneidade.

São apresentados cerca de 12 trabalhos de diferentes fases de sua carreira, em sua maioria fotografias, e a série “Fata Morgana”, de 2014, na qual imagens digitais aparecem divididas em quadros menores, com alguns dos quadros sobrepostos a partir de detalhes de um todo maior, de modo a reconfigurar e questionar a imagem original.

Entre as fotos estão o emblemático trabalho “Epidermic Scapes”, de 1977, série em preto e branco feita a partir de impressões de fragmentos da pele do corpo humano sobre papel vegetal (na exposição da galeria haverá seis delas), e “On Ice”, registro da performance de Flavio Pons e Cláudio Goulart realizada na superfície congelada de um lago em Amsterdã, em 1978.

“Fata Morgana ou A Imagem Transformada” tem curadoria de Ana Albani de Carvalho e fica em cartaz até 12 de setembro. Anote o endereço: Rua Mourato Coelho, 790. Mais informações no site do espaço.

 

SP-Arte/Foto/2015

Vera Chaves Barcellos é um dos destaques da Bolsa de Arte para a 9a
SP-Arte/Foto – de 20 a 23 de agosto no 3o piso do Shopping JK Iguatemi.

Além dela, a galeria destaca artistas como André LichtenbergValdir CruzClovis Dariano, entre outros.

SP–Arte Profile

Create your SP–Arte profile to receive our newsletters, create your own collections and have an enhanced experience of our website