Baró Galeria recebe instalação imersiva de Christian Boltanski

30 Jul 2015, 5:26 pm

A Baró Galeria abre neste sábado (1o“Heartbeats”, de Christian Boltanski. A mostra é composta por uma única instalação imersiva que ocupa o térreo do espaço nos Jardins, em São Paulo. Esta é a primeira vez que o francês expõe em uma galeria na América Latina.

A obra – composta por 61 espelhos negros de tamanhos variados, uma lâmpada incandescente e um vídeo – é uma adaptação do work in progress “Les Archives du Coeur” (“os arquivos do coração”), que desde 2005 vem percorrendo instituições de arte coletando batimentos cardíacos de audiências pelo mundo. O trabalho vai ganhando forma a medida que esses registros públicos vão sendo adicionados ao arquivo permanente do artista, instalado na remota ilha japonesa Teshima.

Em “Heartbeats”, o processo se inverte: em vez de coletar as batidas dos visitantes, Boltanski compartilha suas próprias. Por meio de amplificadores, os sons ressoam pelo ambiente convidando o público para um mergulho no coração do artista.

A partir de arquivos e diretórios, seus trabalhos lançam reflexões acerca da morte, da passagem do tempo e da luta pela conservação das “pequenas memórias emocionais”.

“Heartbeats” fica em cartaz na Baró até 19 de setembro. O endereço: Rua da Consolação, 3417, Jardins. Mais informações no site.

Perfil SP–Arte

Create your SP–Arte profile to receive our newsletters, create your own collections and have an enhanced experience of our website